Espalhe!
  • Bate Papo 0
    Renato Campos

    23 de Junho de 2015 por Renato Campos

    Já deve ter um bom tempo que não falamos de Phil Jackson por aqui. Depois de ter sido preterido para a escolha de Mike D'Antoni em uma das mexidas mais inacreditáveis da diretoria do Lakers, o Mestre Zen resolveu tirar seu time de campo antes de retornar como atual presidente do New York Knicks.

    Com 13 títulos 'nos dedos', Phil revolucionou a forma de jogar basquete quando aplicou o sistema de triângulo no ataque, tanto do Bulls de Michael Jordan, como no Lakers de Kobe e Shaq. O ponto mais importante do sistema sempre foi o senso coletivo entre os jogadores e é aí que chegamos ao ponto de falar novamente do grande Phil por aqui.

    Em recente entrevista ao site Bleacher Report, Phil criticou a forma como os times jogam na atualidade e citou em especial o vice-campeão LeBron James. 

    Quando vejo as partidas de playoff e o que tem sido feito nelas, e o que as pessoas costumam chamar de ataque, fico impressionado em como decaímos em um jogo que era para ser coletivo. Quatro caras só ficam olhando um companheiro driblando com a bola na mão. Eu vejo LeBron James, por exemplo. Ele anda toda vez que tem a bola. Ele sempre mexe os dois pés. Você vê isso acontecer toda hora. Não existe mais disciplina, estrutura, não há uma atitude do tipo 'como vamos jogar este jogo?'" @PhilJackson

    Ao contrário do exemplo citado por Jackson, o Warriors atual campeão, deu aula durante toda a temporada em como realizar um jogo coletivamente com excelência. 

    Tio Phil deve ter gostado...

    Fala aí!