Seria o Small Ball o melhor para o Lakers?
Espalhe!
  • Bate Papo 0
    Rodrigo Medeiros

    28 de Janeiro de 2018 por Rodrigo Medeiros

    Hoje é bem comum os times da NBA basearem seus ataques nas bolas de 3 e com o Lakers isso não tem sido diferente. Aproximadamente 1/3 das jogadas de ataque se resumem nesse tipo de lance. Porém o time Angelino tem o pior aproveitamento da liga nas bolas de 3, com 32.7%.

    Luke Walton, que teve uma experiência à frente do Warriors gosta bastante desse tipo de jogada, tanto que o pivô Brook Lopez é muito utilizado no ataque nas bolas de 3, é o quarto jogador que mais arremessa do time, com 4,3 de média e 31.6% de aproveitamento nos tiros longos. Aproximadamente 40% dos arremessos de quadra de Lopez é da linha dos 3 pontos.

    Brook Lopez sempre foi um jogador que se destacou ofensivamente pelo seu jogo “dentro do garrafão”, e a sua média de arremessos tentados no garrafão é a menor de sua carreira, bem como o aproveitamento nos arremessos também é a menor da carreira do pivô. E essa é a segunda temporada na qual o pivô tem arremessado mais da linha dos 3, com um aproveitamento pior do que na última temporada, que era de 34.6%.

    O jogador que mais tenta esse tipo de jogada no Lakers é KCP, com 5.8 de média por jogo, igual quando jogava no Pistons, porém com um aproveitamento levemente melhor, com 35.7%. Lonzo Ball e Kyle Kuzma vêm logo depois, com 5.4 tentativas por jogo. Lonzo Ball tem o pior aproveitamento entre os jogadores que tentam mais de um tiro longo por jogo, com 30.3% de aproveitamento e os arremessos de 3 representam 48% dos arremessos tentados por Lonzo. Já Kuzma é quem tem o melhor aproveitamento entre os jogadores com mais de um arremesso por jogo, com 37.8%.

    Ora, não da pra dizer que o Lakers tem um jogador totalmente confiável nos tiros de longa distância, quem demonstra ter o maior potencial é Kyle Kuzma. E essa falta de jogadores cuja característica seja a eficiência nas bolas de 3 deveria ser discutido entre a comissão técnica e a dupla Magic-Pelinka.

    Luke vem tentando fazer o Lakers jogar no estilo de jogo do Warriors, espaçando mais a quadra e com muitos arremessos longos. Porém para esse estilo de jogo dar resultado o time precisa de jogadores com essas características, o que hoje não é o caso do Lakers. É evidente que temos um pivô que tem sido mal utilizado pelo técnico. Lopez tem um Low Post muito bom, que deveria ser mais explorado ao invés de ficar “plantado” na linha dos 3 pontos.

    Brandon Ingram e Jordan Clarkson também não têm os tiros de longa distância como ponto forte, e são respectivamente, o 7º e 5º que mais tentam o arremesso. E com um aproveitamento abaixo dos 33%, tem que utilizarem eles de outra forma, indo pra cima, sendo mais agressivos, que é como rendem melhor.

    E como a dupla Magic-Pelinka deveria agir na próxima FA ou até mesmo antes da trade-deadline? Luke Walton vai insistir nesse tipo de jogo?

    O time deve ser montado com base no estilo de jogo que o Walton deseja, e com isso ir atrás de jogadores com tais características. Não adiantar ir atrás de jogadores cujo aproveitamento nos tiros longos seja baixo sendo que o time joga com uma formação mais baixa (small ball) e tem parte do seu ataque baseado nas bolas de 3. Até mesmo o pivô teria de ser alguém (Cousins) que fosse bom nesse tipo de jogada.

    Agora que Jeannie Buss confirmou que Walton será o técnico na próxima temporada, é hora de concentrar esforços em jogadores que se encaixem no esquema de jogo de Walton. Para você leitor, quais seriam esses jogadores? Gostam do small ball ou acham que o técnico deveria se adaptar aos jogadores que tem no time? KCP e Lopez irão continuar no Lakers na próxima temporada?

    Fala aí!