
16 de Janeiro de 2025 postado por Renato Campos
O Lakers está passando por uma de suas oscilações negativas no momento, mas ainda têm uma sólida campanha de 21-17 e ocupa a sexta posição na Conferência Oeste, com a temporada se aproximando de sua metade.
Antes da vitória contra o Heat na noite desta quarta, a equipe tinha perdido três jogos consecutivos após um período de grande desempenho que colocou o time bem acima da marca de 50%. Agora, é o momento do ano em que times como o Lakers buscam melhorias que possam colocá-los em um patamar mais competitivo. JJ Redick e sua comissão técnica fizeram um desses movimentos importantes na quarta-feira, ao trazerem o pivô Trey Jemison, ex-Pelicans, por meio de um contrato two-way, de acordo com o insider da NBA Jake Fischer.
Ajustes no elenco
Para abrir espaço para Jemison, o Lakers dispensou o armador Quincy Olivari. Jemison provavelmente dividirá seu tempo entre o elenco principal do Lakers e a equipe afiliada na G-League. Ainda não está claro se ele terá um papel impactante no time nesta temporada, enquanto o time busca uma vaga nos playoffs.
A Questão dos Dois Pivôs
O debate sobre se o Lakers deve apostar em uma formação maior e adicionar um pivô consistente ao elenco tem sido frequente nos últimos anos. Vale lembrar que o time conquistou o campeonato da NBA em 2020 jogando com uma formação que incluía LeBron James como ala, Anthony Davis como ala-pivô e Dwight Howard ou JaVale McGee como pivô. Desde então, o Lakers têm utilizado Davis como pivô titular, mas os resultados não têm sido os mesmos.
Davis já expressou anteriormente sua preferência por atuar como ala-pivô em vez de pivô, mas isso não o impediu de ter uma temporada excelente até agora. Seu desempenho consistente o coloca como um forte candidato ao Primeiro Time All-NBA, caso mantenha o ritmo. Até o momento, Davis está com médias de 25.9 pontos, 11.9 rebotes e 2.1 tocos por jogo.
O Papel de Trey Jemison
Talvez o plano do Lakers seja começar a misturar mais formações com dois pivôs, e Jemison pode trabalhar para conquistar um lugar na rotação como um desses complementos para Davis. Independentemente disso, Jemison adiciona profundidade ao garrafão e proporciona a JJ Redick e ao Lakers mais opções táticas na busca por uma campanha sólida nos playoffs.