
20 de Maio de 2025 postado por Paola Zanon
O Los Angeles Lakers já saiu dos Playoffs da NBA faz tempo, ao ser eliminado pelo Minnesota Timberwolves logo na primeira rodada, em apenas cinco jogos. Mas ao final da temporada, o anel de campeão estará no dedo de alguém que já vestiu o manto roxo e dourado.
Além do próprio Wolves, que chegou às Finais do Oeste depois de eliminar o Golden State Warriors, também estão nas finais de conferência Oklahoma City Thunder, New York Knicks e Indiana Pacers. E um destes quatro será o grande campeão da temporada.
Além de finalistas, as quatro franquias têm outra coisa em comum: um jogador que já passou pelo Los Angeles Lakers. São eles:
Timberwolves: Julius Randle (2014 a 2018)
Thunder: Alex Caruso (2017 a 2021)
Knicks: Josh Hart (2017 a 2019)
Pacers: Thomas Bryant (2017 a 2018 e 2022 a 2023)
O Lakers deveria ter mantido esses jogadores?
Randle e Hart foram envolvidos na troca com o New Orleans Pelicans que trouxe Anthony Davis ao Lakers; Caruso começou em Los Angeles com um contrato two-way depois de não ter sido draftado e acabou sendo campeão com o time em 2020, após ter seu contrato promovido a padrão em 2019.
Já Bryant chegou através de uma negociação com o Utah Jazz logo após ter sido draftado e passou seu ano de estreia em Los Angeles com um contrato two-way, sendo dispensado ao fim da temporada. Ele voltou a Los Angeles para mais uma temporada em 2022, sendo negociado com o Denver Nuggets no ano seguinte, quando foi campeão.
O Lakers deveria ter ficado com os jogadores?
Os movimentos de mercado de Rob Pelinka não são dos mais populares entre a torcida do Lakers, apesar de ele ter trazido nomes como LeBron James, Anthony Davis e Luka Doncic.
Em três destes quatro casos — Randle, Hart e Bryant — ainda não tinha como saber o quanto os jogadores se desenvolveriam em quadra, mas há um nome que certamente faz falta: Alex Caruso.
Caruso brilha no Thunder e deixa saudade
O ala-armador jogou em Los Angeles durante quatro temporadas da NBA; em seu segundo ano, teve uma média de 9,2 pontos e 3,1 assistências em 25 jogos, sendo quatro como titular, conquistando cada vez mais tempo de quadra.
Na temporada do título, Caruso entrou em 64 de 82 jogos regulares e participou de todas as 21 partidas de Playoffs até o Lakers ser campeão. Vindo do banco, ele fez uma boa diferença com quase 60% de aproveitamento nos arremessos de quadra.
Mas ao se tornar um agente livre ao final da temporada seguinte, não recebeu uma nova proposta do Lakers. Alex, então, acabou assinando com o Chicago Bulls e foi negociado para o Thunder na última offseason.
Em seu novo time, que teve a melhor campanha da liga em 2024-25, Caruso tem desempenhado um papel muito importante, mesmo sem ser um jogador titular. No Jogo 7 entre Thunder e Nuggets, o jogador se destacou muito na defesa, principalmente com três roubos de bola — fazendo até Nikola Jokic uma vítima do assalto.
E neste jogo, que classificou o time de Oklahoma para as Finais do Oeste, com certeza a saudade bateu forte para os torcedores do Lakers.