
23 de Maio de 2025 postado por Paola Zanon
Nova estrela do Los Angeles Lakers, Luka Doncic tem uma missão para cumprir até outubro: ficar em forma e manter seu corpo saudável para evitar problemas com lesões na próxima temporada. E até mesmo sua esposa, Ana Maria, tem ajudado nisso.
Antes de ser trocado pelo Dallas Mavericks, o esloveno sofreu uma distensão na panturrilha e ficou quase dois meses sem jogar. A troca, inclusive, aconteceu enquanto ele ainda se recuperava.
Além disso, a questão física foi um dos motivos apontados por Nico Harrisson ao justificar essa negociação para a torcida —algo que não foi nada digerido, pois mesmo acima do peso, ele ainda foi o líder em média de pontos na temporada 2023-24.
Mas é fato que estar acima do peso pode abrir caminhos para lesões sérias quando se pratica um esporte de alta intensidade como é o basquete. E o próprio Luka sabe disso, tanto que chegou a emagrecer depois da mudança para Los Angeles.
E agora, Doncic parece continuar focado em atingir essa forma, tanto que tem feito treinos físicos mesmo durante as férias —algo que o atrapalhou na offseason passada foi sofrer uma lesão não grave, mas que o deixou de fora do training camp.
E quanto à alimentação, tudo parece estar sob controle; esta semana, a esposa do atleta publicou nas redes sociais um prato saudável, com legumes, que estava preparando. Algo bem distante de pizzas e hambúrgueres.
Luka Doncic’s wife cooking healthy food
— LakeShowYo (@LakeShowYo) May 22, 2025
League is in trouble next season pic.twitter.com/akTCSD3iJo
Lakers em forma
Luka Doncic não é o único jogador que precisa estar em forma, e alguns quilos acima do peso ideal também não são o fator determinante para que um atleta esteja, de fato, em forma.
O time inteiro precisa de mais condicionamento físico; isso ficou claro durante o Jogo 4 dos Playoffs contra o Minnesota Timberwolves, quando JJ Redick optou por não fazer nenhuma substituição durante todo o segundo tempo.
O quinteto que estava em quadra foi composto por Luka, LeBron James, Austin Reaves, Rui Hachimura e Dorian Finney-Smith, e todos eles concordaram com a ideia do treinador. No começo, a estratégia deu bastante certo; o Lakers chegou até a abrir vantagem.
Mas no final, era visível o cansaço dos cinco atletas, que pararam de acertar até arremessos fáceis, o que permitiu com que o Wolves virasse o jogo e alcançasse a terceira vitória na série.
Após a eliminação no Jogo 5, Redick prometeu fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que o elenco inteiro esteja em forma no começo da próxima temporada, o que nos permitirá competir como um time campeão. As mudanças, inclusive, já começaram: o próprio front office divulgou uma vaga aberta para um novo preparador físico na comissão técnica.