
22 de Maio de 2025 postado por Paola Zanon
Shai Gilgeous-Alexander venceu o prêmio de MVP da temporada 2024-25 da NBA após liderar o Oklahoma City Thunder para a melhor campanha da liga, com 68 vitórias e apenas 14 derrotas nos jogos regulares.
O canadense desbancou Nikola Jokic, do Denver Nuggets, e Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks e teve médias de 32,7 pontos, 5 rebotes, 6,4 assistências e 34,2 minutos por partida, com participação em 76 dos 82 jogos.
No ano passado, Shai bateu na trave ao ficar em segundo lugar, perdendo para Nikola Jokic. Mas a terceira colocação não repetiu o pódio deste ano; em vez de Giannis, o finalista foi Luka Doncic, que ainda estava no Dallas Mavericks. E com algumas médias maiores que as do sérvio e do canadense.
Luka Doncic também merecia ser MVP em 2024
Na última temporada, a nova estrela do Los Angeles Lakers teve todas as médias maiores que as de Gilgeous-Alexander este ano, mas ficou de fora da corrida agora por ter disputado apenas 50 jogos —o mínimo para ser elegível ao prêmio é 65.
No ano passado, o esloveno teve a média recorde de pontos de sua carreira, com 33,9, sendo essa a maior da liga também. E ele quase registrou um triplo-duplo: foram 9,2 rebotes e 9,8 assistências por partida. Ou seja, números de um verdadeiro MVP.
Mas ele acabou ficando em terceiro lugar mesmo assim; Shai teve um grande impacto no desenvolvimento do Thunder, que fez a melhor campanha do Oeste na última temporada —ainda que Luka tenha ido mais longe nos Playoffs, os números avaliados sempre são apenas dos jogos regulares.
Jokic, por sua vez, até teve uma média menor de pontos: 26,4 —o próprio Luka teve mais este ano, com 28,2. Mas o astro do Denver Nuggets, que venceu o prêmio ano passado, mostrou um verdadeiro impacto dos dois lados da quadra, com 12,4 rebotes, sendo 9,5 defensivos, e 9 assistências por partida. Este ano, ele registrou números ainda maiores: 29,6 pontos, 12,7 rebotes e 10,2 assistências, o que valoriza mais ainda a conquista de Shai.
Para vencer o prêmio, agora em Los Angeles, Luka precisa ir além dos números; ele tem que impactar direta e positivamente o elenco, que ao que tudo indica, será montado em volta dele. Se as coisas funcionarem do jeito que precisam, o Lakers pode ter um MVP ano que vem.