
29 de Maio de 2025 postado por Paola Zanon
Jaxson Hayes parece ter guardado bastante mágoa do Los Angeles Lakers após ser reduzido a uma média de apenas oito minutos por jogo durante os Playoffs —e essa pode ter sido a gota d'água entre ele e a franquia.
Não é segredo nenhum que JJ Redick se viu obrigado a escalar Hayes como pivô titular após a saída de Anthony Davis e o cancelamento da troca que traria Mark Williams, do Charlotte Hornets. Ou seja, ele realmente era a única opção, e isso parece até cômico quando se tem LeBron James e Luka Doncic no elenco.
Durante a série contra o Minnesota Timberwolves, ficou claro que o técnico havia perdido completamente a confiança em Jaxson; ele sequer entrou em quadra no Jogo 5, que cravou a nossa eliminação —acontecimento que se deu justamente pela falta de profundidade no garrafão.
Ou seja, se Hayes era a única opção para a posição e mesmo assim Redick optou por jogar sem ele, é sinal de que seu espaço no quinteto titular nem deveria existir.
Rob Pelinka já deixou bem claro que será agressivo no mercado para trazer um pivô de primeira linha a Los Angeles; isso colocará Jaxson de volta no banco, independentemente do nome que vier.
É improvável que Hayes siga no Lakers
As chances de renovação entre Hayes e Lakers são mínimas; o próprio pivô ficou descontente com a diminuição de seu papel em quadra durante os Playoffs; isso acabou resultando até em uma desvalorização de seu nome no mercado da NBA.
Um outro fato que deverá pesar para o front office do Lakers é a investigação interna da liga sobre um vídeo vazado em novembro do ano passado; as imagens são referentes à denúncia de violência doméstica feita por sua ex-namorada em 2021.
Hayes chegou a fazer um acordo com a Justiça da Califórnia e se livrou da condenação por agressão, mas teve que prestar horas de serviço comunitário justamente porque não haviam provas. Mas no vídeo que circulou no fim de 2024, o jogador aparece perseguindo a ex-namorada, empurrando-a e até cuspindo nela, enquanto ela grita que não deixará que ele a agrida novamente.
Além de tudo isso, há um nome favorito no Lakers para renovação e ocupação da vaga de pivô de apoio ou substituto: Christian Koloko. Sua atuação teria feito diferença nos Playoffs, é um fato claro que seria uma opção para JJ Redick na defesa, tanto que outras franquias também estão interessadas a oferecer um contrato padrão da NBA a ele, que é um jogador two-way no momento.