Fora de Los Angeles há 13 dias, e indo para 15, ou seja, a maior viagem na história da franquia, o Lakers apoiou-se novamente na dupla Kobe/Gasol para enterrar um fantasma: Charlotte Bobcats. Nos últimos dois anos, foram duas derrotas na prorrogação na casa do Bobcats, jogos aparentemente ganhos e que foram perdidos nos segundos finais. Mas desta vez, o L.A tinha Pau Gasol. Ele foi fator primordial para complementar Bryant e marcou 26 pontos, com ainda 6 asssitências.
A oportunidade de vencer o sétimo jogo e fazer história já faz parte dos pensamentos dos jogadores, assim como Lamar Odom. "É algo que estamos em busca", disse Lamar. "E mesmo que não estivéssemos, este é um jogo (contra o Wolves na quarta), onde queremos jogar bem, pois é o último antes do All-Star Game", ressaltou Odom. A vitória é importante pois também trará tranquilidade ao time, que terá o fim de semana das estrelas para o descanso desejado.
No jogo contra o Charlotte, a equipe levou um susto no final, quando a equipe da casa cortou a diferença para três pontos (89 a 86), faltando 7:17 no último quarto. Ao contrário de outras temporadas, o Lakers conseguiu mais uma vez manter o controle e fechar com a vitória. "Isso foi muito importante", disse Bryant. "Acho que conseguimos desenvolver experiência de saber que, na estrada, os times fazem corridas. O importante é manter o controle", analisou Kobe. O técnico Phil Jackson também alertou sobre isso aos seus jogadores antes do jogo. "O Charlotte é sempre um desafio", disse Jackson. "Eles tem realmente um bom histórico contra nós nos últimos anos. Foi algo que lembramos os nossos jogadores", revelou o Mestre Zen. Já sobre o fim da longa viagem, Phil preferiu cautela antes de comemorar algo. "Ainda temos mais um jogo antes de podermos falar qualquer coisa".
O bom jogo apresentado por Pau Gasol não está sendo notado apenas pelos jogadores e torcedores do Lakers. Nos adversários, já trata-se de algo notável. "Pau está jogando muito bem", disse o pivô do Bobcats, Nazr Mohammed. "Eles são experientes pois jogam juntos há um bom tempo e adicionaram uma grande peça", analisou. Quarta-feira é contra o Timberwolves, GO LAKERS GO!!