Espalhe!
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • Bate Papo 0
    nao_ha_rivalidade_igual Existe uma razão pela qual esta final é especial, e isso não tem nada a ver com o ibope da TV, com o desejo de Davis Stern ou com a tentativa de Phil Jackson tentar quebrar o record de Red Auerbach, que tem nove títulos.

    Quando é para decidir um campeonato, essa é a maior rivalidade que qualquer esporte pode ter.

    Pode ser que exista rivalidades regionais ou em temporada regular maior do que esta -- Yankkes-Red Sox, Bears-Pacjers e Cubs-Cardinals para mencionar algumas -- mas nenhum desses times podem se enfrentar na decisão.

    Essa será a 11ª vez que Lakers e Boston decidem o título. Apenas Yankkes e Dodgers jogaram com tal frequência, mas eles têm jogado baseball por um século, enquanto a NBA não tem mais do que 62 anos. E enquanto que apenas 7 das vezes que Dodgers e Yankees se enfrentaram enquanto o Dodgers estava no Brooklyn, esta é a 10ª vez que Lakers e Celtics se enfrentam desde que o Lakers mudou para L.A. Na NFL, apenas os Cowboys e os Steelers, com 3 encontros no Super Bowl, tem algo a se comparar remotamente.

    Por uma geração inteira de jovens fãs que cresceram sem memórias de Bird, Magic, e Kareem, é impossível para apreciar o impacto que estas duas franquias legendárias tem na NBA. Ambos os times tem aparecido com boa consistência que poucos podem fazer. Entre eles, há 30 títulos combinados de Lakers e Celtics.

    Também é fácil de esquecer o quanto o Celtics atormentou o Lakers durante os anos de 1960, ganhando as 6 vezes que eles decidiram o título, enquanto que o Lakers venceu as duas últimas Finais entre eles, incluindo um 4-0.

    As versões de 2008 são boas. O Celtics continua vencendo com a defesa, enquanto que o Lakers tem um ataque muito poderoso.

    O poderoso trio do Boston, com Kevin Garnett, Paul Pierce e Ray Allen é impactante, mas eles só jogaram um ano juntos, e isso seria insuficiente para comparar eles com os lendários trios dos anos 80, com Larry Bird, Kevin McHale e Robert Parish, ou ainda com Bill Russel, Bob Cousy e K.C. Jones, todos no Hall da Fama.

    Seria igualmente injusto comparar o atual time do Lakers, apesar de Kobe Bryant, com o dinâmico Showtime, liderados por Magic Johnson, Karrem Abdul Jabbar e James Worth, sem mencionar Wilt Chamberlain, Jerry West e Elgin Baylor, outro trio de super-estrelas.

    Então, este é o aspecto de dinastia. O Lakers ganhou quatro títulos nos anos 80, o Celtics, três. O Lakers ganhou três seguidos começando algumas temporadas atrás. O Celtics? Bom, eles foram a primeira dinastia da NBA, ganhando 11 de 13 títulos de 1956 até 1969, incluindo oito em seqüência. Algo que nunca deve ser igualado.

    Fala aí!

    Lakers Brasil: Desde 2006, tudo sobre o Los Angeles Lakers

    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter