Em uma troca que visa aliviar a folha de pagamentos, Mihm vai para o Memphis Grizzlies, em troca de uma escolha de segundo round em 2013.
Com isso, o Lakers alivia bem a situação financeira para os próximos dois anos, quando terá que dar novos contratos a Trevor Ariza, Lamar Odom e Kobe Bryant.
Mihm estava no Lakers desde 2004, e sua única temporada boa foi a de estreia. Ele se destacou no time que não foi para os playoffs pela primeira vez em 12 anos, e no ano seguinte mostrou flashes de habilidade até se lesionar, e nunca mais ser o mesmo.
Passou por várias cirurgias, mas perdeu espaço e nunca voltou a ser o mesmo jogador. Lutava por espaço na equipe com DJ Mbenga, que também estava no final do banco, e agora acabou trocado.
Não ter mais que pagar o salário dele, de 3 milhões de dólares anuais, ajuda o Lakers a evitar a Luxury Tax, tendo melhores opções no mercado da NBA.
COMENTÁRIO
O Lakers fez duas trocas por motivos financeiros, não deve contratar ou trocar por ninguém de peso.
Tem Ariza e Odom com contrato terminando esse ano, e Kobe (se quiser) e Fisher (se não aposentar) ano que vem.
O contrato do Morrison pode ir até 2011, se usarem a qualifying offer (que duvido que usariam), com Sasha e Gasol indo até 2011, e Walton até 2013.
Com isso, o time teria um grande risco de pagar altos valores de luxury tax . Tem que ver o que vão fazer com o contrato do Morrison. Ano que vem, se derem pra Ariza e Odom o que é esperado, vão pagar luxury tax pesada, e se derem a qualifying offer pro Morrison vai ser difícil acomodar o Kobe caso ele saia do contrato.
A troca do Rad no final das contas foi seis por meia dúzia (de todo jeito teremos problemas no ano que vem, podendo aliviar em 2010 apenas. Mas se o Kobe for FA pode esquecer), a única que realmente aliviou (e pouco) foi essa do Mihm.
Para aqueles que ainda têm dúvida sobre o funcionamento dos contratos e do teto salarial da NBA, um novo guia publicado pelo Lakers Brasil ajuda a decifrar: LINK