
08 de Fevereiro de 2009 postado por Renato Campos
A partida começou de um modo um tanto quanto inesperado. Antes do início da partida, o esperado era ver um jogo com os ataques tendo um pouco mais de dificuldade para pontuar do que o normal. Porém, o que se viu foi um primeiro quarto de muitos pontos. Bryant teve um bom começo de jogo, mas não era o único a jogar bem para o time de Los Angeles. Todos os titulares faziam uma boa partida, o que resultava em muitos pontos. Do outro lado, o Cleveland se mantinha na liderança da partida graças ao excelente aproveitamento na linha dos três pontos. James não fazia tantos pontos, mas conseguia bons passes para seus companheiros. Assim, o primeiro quarto acabou com o Lakers perdendo por 32 a 30.
No segundo período de jogo, dava a impressão de que o time da casa partiria para mais uma vez abrir vantagem e controlar a partida, como vinha fazendo nos jogos em casa durante toda a temporada. Melhor que o Lakers, o Cavaliers, embora não apresentasse uma grande defesa, mostrava todo o seu arsenal ofensivo. Continuando com os acertos na linha dos três, além de contar com os pontos de Ilgauskas no garrafão, o time conseguiu se estabelecer na liderança da partida. Apesar, disso, James muito bem marcado seguia fazendo uma partida discreta. No final, o jogo foi para o intervalo com o Cleveland liderando por 61 a 51.
Phil Jackson sabia o que o Lakers precisava fazer para virar a partida. Defesa. Foi com essa mentalidade defensiva que o Lakers voltou para o terceiro período de jogo. Mantendo um bom ritmo no ataque e não deixando o adversário pontuar, o Lakers rapidamente encostou-se ao marcador. Lamar Odom, titular após a contusão de Bynum, começava a se destacar mais e era o melhor jogador em quadra. Assim, ainda faltando quase quatro minutos para o fim do terceiro período, o Lakers já assumia a liderança do jogo. Liderança confirmada no final do terceiro quarto: Lakers 82 contra 77 do Cavaliers.
Apesar de ter diminuído um pouco a intensidade, o Lakers seguia com o controle da partida no último quarto do jogo. Dando continuidade ao ótimo jogo defensivo, o Lakers ampliava a vantagem, de modo que não era mais ameaçado pelo rival. Lebron pouco podia fazer para tentar uma virada. Com uma marcação muito forte sobre o ala, o Lakers anulava assim o maior poder de fogo do rival. No final, com a boa aparição de Pau Gasol, o Lakers finalizou a partida, sem maiores problemas, por 101 a 91.
Após o término da partida, Phil Jackson comentou um pouco sobre a atuação de Odom: "Este foi um dos melhores jogos dele para nós. Ele teve alguns jogos espetaculares, mas este foi simplesmente impecável. Aplicou toda a sua bagagem. Ele derrubou pessoas com sua velocidade para a cesta, conseguindo arremessos fáceis". Odom também comentou um pouco de sua atuação: "Estamos jogando para a perfeição, e em função disso, damos mais energia, foco e comprometimento com a vitória, fazendo o que for preciso. Tivemos a contribuição de todos". "Eu nunca jogo para as estatísticas. É tudo para a vitória."
Alguns pontos merecem ser comentados também. O Lakers sofreu apenas 30 pontos em todo o segundo tempo do jogo, mostrando mais uma vez a força de sua defesa. LeBron James teve apenas 25% nos arremessos de quadra, levando a pior sobre Kobe Bryant, que, mesmo jogando gripado, conseguiu 19 pontos com 47% nos arremessos. Além disso, com a vitória, o Lakers tirou a invencibilidade do Cavaliers jogando em seus domínios. Agora o time de Cleveland tem 23 vitórias e uma derrota jogando em casa. Para finalizar, o Lakers quebrou mais um record, se tornando o PRIMEIRO TIME DA HISTÓRIA DA NBA a conseguir duas vitórias seguidas jogando fora de casa contra times que tinham mais de 80% de aproveitamento na temporada.