O basquete mundial acordou hoje sem uma de suas grandes lendas.
Técnico campeão com o Detroit Pistons no final da década de 80 e comandante do ?Dream Team? das Olimpíadas de Barcelona de 1992, Chuck Daly marcou seu nome na história do basquete. Na NBA, conquistou 638 vitórias e 437 derrotas em 14 temporadas como técnico, em 4 diferentes times.
Em 1994, entrou para o Hall da Fama, com todas as honras do grande técnico que foi. Daly não apenas marcou a história como o chefe dos ?Bad Boys? de Detroit, comandado por Isiah Thomas, mas sim de uma lenda do esporte.
Com um estilo único, marcante, de comando forte e ampla admiração de seus colegas, colocou seus times em lugares de destaque na história da NBA e do mundo. No site da liga, homenagens dos principais técnicos dos times que disputam os playoffs mostram a importância do treinador na vida deles.
Chuck Daly foi bi campeão com o Detroit Pistons nas temporadas de 1988/1989 e 1989/1990, derrotando o Los Angeles Lakers e o Portland Trail Blazers na final, respectivamente. Com um time que ficou conhecido pela agressividade, garra e muita força, com Bill Lambierr, Isiah Thomas e Dennis Rodman, marcou época na liga como um dos melhores times de todos os tempos.
Na seleção americana, comandou o que, para muitos, foi o único ?Dream Team? da história. Michael Jordan, Larry Bird, Magic Johnson e tantas outras estrelas marcaram e colocaram um novo patamar de excelência no basquete mundial. A medalha de ouro foi conquistada com uma vitória sobre a Croácia, com larga vantagem de diferença. Esta característica, aliás, foi conquistada em todas as vitórias naquela Olimpíada de Barcelona, em 92.
O ex-técnico vivia, há algum tempo, lutando contra um câncer. Hoje, a luta foi perdida. Sua história e conquistas ficarão sempre marcadas na história do basquete mundial. Mesmo aqueles que não torciam ou não torcem pelo Pistons devem respeitar e admirar um trabalho de tamanha importância que Chuck Daly realizou.
Abaixo, os dois principais trabalhos do treinador : o Detroit Pistons bi campeão da NBA e o ?Dream Team? de 92.