Depois de tamanho equilíbrio nos dois primeiros jogos da grande decisão da conferência Oeste, todos esperavam por mais uma partida a ser decidida nos últimos segundos. E a previsão se confirmou. Desde os primeiros minutos de partida, Los Angeles Lakers e Denver Nuggets faziam uma partida extremamente equilibrada. Apesar do equilíbrio, o time da casa, embalado por sua torcida, tentou tomar conta da partida e, apesar de não abrir vantagem, mantinha a liderança na esperança de ver o Lakers dar uma relaxada.
Enquanto o Nuggets mostrava muita determinação e vontade, algo muito claro com a presença de Chris Andersen, que do banco de reservas colocava fogo no ginásio, o Lakers mostrava-se um pouco passivo demais, parecendo não dar a importância devida a partida. Apesar disso, o time de Los Angeles não deixava o rival abrir grande vantagem na partida. Carmelo Anthony mais uma vez teve um grande início de jogo, mas aos poucos viu Kobe Bryant se tornando o grande protagonista do duelo. Cortando a diferença de oito para quatro pontos nos minutos finais do primeiro tempo, o Lakers sabia que precisava de uma boa conversa nos vestiários.
Voltando para o terceiro quarto do jogo, o Lakers rapidamente empatou a partida, mas não conseguiu dar continuidade ao bom início e viu novamente o Nuggets liderar a partida. A partida seguia muito equilibrada e com uma arbitragem muito duvidosa. Porém, este último fator, que parecia favorecer o dono da casa, acabou sendo revertido. Depois de uma falta absurda não marcada em disputa de bola, o Lakers pela primeira vez na partida mostrou raiva, algo muito evidente em uma bela ponte aérea convertida por Bryant com enterrada. A partir deste momento, o Lakers não perdeu mais a vontade e determinação. Apesar disso, o time ainda viu um final de quarto surreal por parte do Nuggets, indo para o último quarto com oito pontos de desvantagem, vendo J.R. Smith achando que era invencível.
Porém, a atitude de Smith parece ter acordado ainda mais o Lakers, que desde o início do último período aplicou uma defesa impecável, rapidamente voltando no jogo e assumindo a liderança após bola de três anotada por Ariza. Aliás, esta era a primeira liderança do Lakers desde o primeiro quarto. O jogo então passou a ser disputado ponto a ponto novamente. Mas na decisão, quem tem Kobe Bryant já larga na frente. Depois de ver o Nuggets dois pontos a frente, Bryant acertou uma bola de três pontos marcado de perto por Smith, que deveria tentar aprender com Kobe ao invés de achar que é o melhor. O rosto de Bryant após a cesta mostrava que a vitória não seria do Nuggets. Com Carmelo sendo eliminado do jogo depois de ver Ariza roubar mais uma bola, o Lakers praticamente decidiu o confronto. Antes do fim, Martin também foi eliminado por faltas. Final Lakers 103, Nuggets 97.
Se Kenyon Martin achava que as coisas seriam fáceis em Denver, o Lakers mostrou o contrário. Apresentando muita determinação, vontade e garra, o time de Los Angeles devolve a derrota sofrida no jogo dois e novamente tem o controle da série, desta vez por dois jogos a um, reconquistando o mando de quadra. O próximo jogo ocorre na próxima segunda-feira, ainda em Denver. GO LAKERS!