
15 de Junho de 2009 postado por Renato Campos
Com a conquista do Los Angeles Lakers, Jackson chega ao décimo campeonato - foram seis com o Chicago Bulls (91, 92, 93, 96, 97 e 98) ao lado de Michael Jordan e, agora, quatro com os Lakers (00, 01, 02 e 09).
Como jogador, ele também havia sido campeão uma vez, em 1973, com o New York Knicks. Com 11 títulos somando as carreiras de jogador e técnico, Jackson se iguala a Bill Russell, que foi campeão da NBA 11 vezes como jogador.
Ao final da quinta e decisiva partida contra o Orlando Magic, neste domingo, Jackson colocou na cabeça um boné amarelo com a letra X - o número romano que significa 10. E minimizou sua importância na conquista.
"A responsabilidade é deles", disse o treinador, que comparou os campeões atuais com o time tricampeão no início da década. "Aquele time tinha que aprender. Esse time aprendeu sozinho. Agora eu vou comemorar, vou fumar um charuto em memória a Red (Auerbach)."
"Ele não tenta te controlar. Ele te deixa ser quem você é. Se você quer ser o melhor, ele nos deixa tentar ser, ele não entra no caminho", elogiou o armador Derek Fisher, quando questionado sobre o "segredo" de Jackson como técnico.
