
26 de Junho de 2009 postado por Renato Campos
Antes da cerimônia ocorrida na noite desta quinta-feira no Madison Square Garden, em Nova York, Rubio era cotado como o terceiro ou quarto jogador mais pretendido da NBA, devendo ir, portanto, para o Oklahoma Thunder ou Sacramento Kings. Na prática, ele realmente ficou atrás de Blake Griffin (Los Angeles Clippers) e Hasheem Thabeet (Memphis Grizzlies), porém acabou preterido pelo Thunder, que preferiu o ala-armador James Harden, e pelos Kings, que anunciaram o também armador Tyreke Evans. Tudo isso não agradou ao pai do jogador, Esteve Rubio. "Com essa seleção, é possível que jogue mais um ou dois anos na Europa", cravou.
Para aumentar a insatisfação do espanhol de 18 anos, os Wolves estranhamente acertaram com outros dois atletas de sua posição na última noite: Jonny Flynn, da Universidade de Syracuse, e Wayne Ellington, da Wayne Ellington. "É surpreendente que, além de mim, tenham escolhido mais armadores, porém vamos ver o que eles querem", reclamou o jovem, que já havia inclusive feito um teste com os Kings e esperava jogar na Califórnia. "A verdade é que o Sacramento me queria muito e fechei com essa ideia".
Além de não ter ficado muito feliz com o Draft, o espanhol de 18 anos já tinha um problema visando o seu ingresso no basquete dos Estados Unidos. Atualmente no DKV Joventut de Badalona, ele tem uma cláusula de rescisão de 6,6 milhões de dólares (quase R$ 13 mi), sendo que desse valor os Wolves, pelas regras, só podem arcar com U$ 500 mil (R$ 982 mil). "A equipe disse que me esperaria por um ano e vamos ver se venho em 2010 ou não", ressaltou, sobre o assunto.
Apesar dos problemas burocráticos e de ter contratado mais dois armadores, o presidente do Minnessota, David Kahn, elogiou Rubio classificando-o como um jogador 'simplesmente especial'. Assim, o dirigente admitiu que aguardaria a definição desse imbróglio para contar com o talento do homem que já atuava na ACB (liga de basquete espanhola) aos 14 anos de idade. "Ele é como um condutor de orquestra. Se algum time da NBA pode se permitir a aguardar um ano ou até dois, esses somos nós".