As câmeras não o procuraram. A champagne então, nem sequer respingou em sua camisa. A festa dos jogadores não estava próxima à ele. No vestiário em festa dos visitantes na Amway Arena, em Orlando, lá estava Mitch, com seus familiares em um canto, assistindo a celebração dos jogadores como se fosse o pai deles, ciente de que nada tinha a dizer. Parecia até mesmo que não precisavam dele ali, mas, sem ele, nada disso estaria acontecendo.
No final das contas, mais uma noite, mais um título para Kupchak, o arquiteto deste time. "Eu acho que é um grande triunfo para a família Buss", disse ele no domingo, desviando os créditos destinados à ele para os outros, assim como faz Lamar Odom. Mas o que não pode ser desviado é o fato de que, mais do que ninguém, seja no passado recente ou no presente, é que Mitch é o principal responsável por esta conquista do L.A. "Eu não trouxe todos estes jogadores para o time", disse ele, enfaticamente, e depois fez uma pausa. "Tem um jogador que já estava aqui desde que virei gerente geral, e é um grande jogador", disse ele.
Não é incrível? Kupchak não apenas rechaça os créditos de "responsável" para a família Buss, como faz questão de lembrar que Jerry West quem fez a troca no dia do Draft que trouxe Kobe Bryant para o Lakers, o MVP das Finais. Sendo assim, talvez se dissermos que ele é o principal responsável por montar este esquadrão campeão, exceto por Kobe Bryant, ele não tenha como discordar. "Sim, mas não se trata de uma só pessoa fazendo isto, é a organização trabalhando junto", ressaltou ele.
Com certeza Mitch tem razão no que fala, mas em seu 22° ano como executivo da franquia, à imagem desta organização está muito parecida com a personalidade de seu gerente geral, alguém que é sólido, esperto, que trabalha abertamente pelo conjunto e depois divide os créditos. Jerry West merece ser lembrado, mas foi Kupchak quem montou esta equipe e a guiou pelos momentos mais difíceis. Ele já foi criticado pelo seu melhor jogador, ridicularizado pelos fãs, comparado injustamente à West, e carregou isto tudo, e melhor, respondendo com as decisões certas nos momentos certos.
Ele não escolheu Bryant na noite do Draft, mas foi tão importante quanto o trabalho que fez para acalmá-lo e fazê-lo permanecer no time após Kobe se irritar com os seguidos fracassos do Lakers e pedir para ser trocado. Não só por isso, Mitch sequer piscou e tratou logo de contratar Derek Fisher quando poucos o queriam de volta, pois ele sabia que Fisher iria ser o melhor amigo de Bryant. "Não é a coisa mais fácil do mundo jogar com Kobe. Às vezes, você tem que dar um passo à frente no vestiário e dizer algo que outros não diriam", disse Kupchak. "Derek é este cara. Kobe o respeitava por isso e ainda respeita".
Não podemos esquecer ainda da troca que trouxe Ariza, a quem Mitch sempre assitiu jogar desde os tempos em que Trevor atuava na Westchester High School, e sabia que podia atuar bem defensivamente. "Trevor é um garoto de L.A., um rato de academia, muito físico. Ele é mais durão do que as pessoas imaginam, mas nós o acompanhávamos há muito tempo, sabíamos disto", ressaltou ele. Kupchak ainda trouxe Odom, na troca que mandou Shaquille O'neal para o Miami, pois ele sabia que jogadores que foram criticados podem brilhar se estiverem no lugar certo. Pau Gasol também foi uma grande sacada, afinal, com seu conhecimento, ele sabia que o Memphis precisava de dinheiro e não poderia ficar com o pivô espanhol.
Sendo assim, Mitch recheou o time com bons jogadores e caras que trabalham duro, que apesar de viverem próximos à Hollywood, se comportam como se morassem em cidades interioranas. "Mitch realmente foi além e arquitetou o tipo de talento que temos hoje", disse Phil Jackson. Esta reputação de Kupchak é reconhecida também por Fisher. "Ele sempre teve esta característica. Jogadores que fazem a diferença, que dão um impacto no time, jogadores que a cidade se sente bem, estes são os atletas que ele vai procurar", revelou ele.
Na nossa visão, ele foi o Gerente Geral do ano, e, sem ele, o Lakers não estaria aonde está hoje, no lugar mais alto que se pode almejar estar. GO LAKERS GO!!!