Espalhe!
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • Bate Papo 0
    magic_johnson_faz_50_anos Hoje é um dia de celebração para todos que são fãs do Lakers, ou do bom basquete, mesmo que não sejam torcedores do time californiano. Earvin "Magic" Johnson completa 50 anos de vida, algo que muitos duvidaram que fosse possível. Isso porque em 7 de novembro de 1991, em uma entrevista coletiva, ele anunciou que tinha contraído o vírus HIV.

    Naquela época, as previsões não eram as melhores, se ele conseguisse completar 33 anos, já seria uma vitória, 50 anos seria quase impossível. O início dos anos 90 foi exatamente uma fase marcada pelo surgimento das primeiras drogas que combatiam efetivamente o vírus, algo que ajudou muito Magic a combater a doença. E temos que levar em conta que, quando tudo isso aconteceu, ele tinha apenas 32 anos, quando se retirou da NBA pela primeira vez, logo após a derrota para o Chicago Bulls nas Finais de 1991. Ele disputou 79 jogos, com 989 assistências, 80 bolas de três pontos encestadas e acertando 90.6% dos arremessos livres, números que foram um dos melhores de sua carreira, sendo mais específico, a 2ª melhor média nestes quesitos.

    "Sei que poderia ter feito mais", disse Johnson. "Mais campeonatos para vencer, mais assistências para dar. Mas eu não sento em casa e penso, eu poderia, tive a melhor carreira que um homem poderia ter", admite Magic. Ele participou das Finais da NBA nove vezes em 12 temporadas, ou seja, em 75% das oportunidades ele estava batalhando pela conquista do título. "Isso nunca vai acontecer de novo", prevê Earvin. E não foi apenas este sucesso que moveu a carreira de um dos maiores jogadores do esporte, mas sim seu estilo. O Showtime. Não importava se o adversário convertesse ou não seu arremesso, Magic e o Lakers voltavam com tudo para o ataque assim que obtinham a posse de bola novamente.

    Quando ele revê estas imagens em especiais, como o que a NBA TV realizou para ele em homenagem, ele lembra quão especial este time do Lakers era. "Nós mudamos o basquete", revela ele. E o fato de ter sua carreira encerrada mais cedo, não deixa qualquer tipo de remorso ou arrependimento na estrela do Lakers. "Apenas celebre a vida que possui, não a vida que poderia ter tido", diz Earvin, sabiamente. Muitos jogadores se inspiram em Magic para desenvolver seu jogo e atuar em grande estilo, como Chris Paul, Deron Williams, e Baron Davis. "Tudo que ele fez e vem fazendo, eu tento imitar e tomar como exemplo", disse Davis.

    E Johnson não é exemplo somente na parte esportiva, sua luta contra a doença serviu de inspiração para muitas pessoas que contraíram o vírus. "O impacto que ele causou no sentido de aumentar o conhecimento das pessoas sobre como conviver com a doença foi fenomenal", disse Cynthia Davis, diretora de um programa de educação sobre o HIV na Universidade Charles Drew de Medicina e Ciência. "Mesmo hoje, há 30 anos da epidemia, tem pessoas que não são educadas sobre o assunto e acreditam que seja uma sentença de morte", revelou ela. "A razão por ele estar vivo é que ele foi infectado e detectou rapidamente, antes da doença ter a oportunidade de destruir seu sistema imunológico, e que ele mudou seu estilo de vida e se medicou", revela Cynthia Davis.

    Sem dúvida, a questão psicológica também influenciou, o jeito de Magic encarar a vida e o valor que ele empregava em tudo que fazia, o que se notava claramente na sua ética profissional e no amor pelo esporte. Sendo assim, quais seriam os planos que Johnson teria para seu grande dia? "Apenas fazer coisas que realmente gosto", revela ele. Simples, como só Magic consegue ser, carismático, só como Magic consegue ser, e descobrimos assim que a vida de Earvin aos 50, se parece muito com a que ele tinha nos tempos em que atuava gloriosamente com a camisa do Lakers, ele apenas fazia o que ele gostava de fazer.


    Veja os principais números da carreira de Magic:

    - 5 títulos da NBA (80,82,85,87 e 88);
    - 3 vezes MVP das Finais (80*, 82 e 87);
    - 3 vezes MVP da temporada (87, 89 e 90);
    - 12 vezes selecionado para o All-Star Game;
    - 2 vezes MVP do All-Star Game (90 e 92);
    - 9 vezes selecionado para o time principal da Liga;
    - 4 vezes líder em assistências em temporadas (83,84,86 e 87);
    - 2 vezes líder em roubadas de bola em temporadas (81 e 82);
    - Um dos 50 maiores jogadores da história da NBA, escolhido em 1996;
    - Medalha de ouro na Olimpíada de Barcelona de 1992 com o Dream Team.
    - Campeão da NCAA pela Michigan State University;
    - Considerado o Mr. Tripple Double, com 138 na carreira.

    *O primeiro novato a ser considerado MVP de uma Final da NBA, no último jogo, ele jogou como pivô e fez 42 pontos, pegou 15 rebotes, deu 7 assistências e roubou 3 bolas, substituindo Kareem Abdul-Jabbar.

    PARABÉNS LENDA!!! O MAIOR DE TODOS!!! MAGIC JOHNSON!!! 50 ANOS DE VIDA, MUITA SAÚDE E FELICIDADE, É O DESEJO DE TODOS NÓS!!!

    GO MAGIC JOHNSON GO!!! GO LAKERS GO!!!

    Fala aí!

    Lakers Brasil: Desde 2006, tudo sobre o Los Angeles Lakers

    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    logo labr