
26 de Dezembro de 2009 postado por Renato Campos
No aguardado duelo dos craques, Kobe levou vantagem no ataque, com 35 pontos. Para isso, no entanto, ele precisou fazer 31 arremessos, acertando apenas 11. O camisa 24 dos Lakers ainda conseguiu nove rebotes e oito assistências, beirando o triplo-duplo em 45 minutos de ação. LeBron foi mais comedido e anotou 26 pontos e nove passes. O cestinha dos Cavs foi o armador Mo Williams, com 28 pontos, além de sete assistências. Anderson Varejão registrou nove pontos e nove rebotes.
Empurrado pela torcida no início do jogo, o time da casa abriu 6 a 0. Mesmo com o dedo indicador quebrado, Kobe começou bem. E enquanto todos esperavam LeBron, quem aproveitou para aparecer foi um pivô gigante que conhece muito bem a cidade de Los Angeles. Shaquille O?Neal, tricampeão pelos Lakers, deu duas enterradas no início da partida e equilibrou o placar. LeBron apareceu com um tiro de três e uma cravada espetacular quando faltavam três minutos para terminar o período. Na virada para o segundo quarto, a liderança era dos Cavs, por 23 a 19. James era o cestinha do Cleveland, com nove pontos, enquanto Bryant comandava os Lakers com oito.
LeBron foi para o banco, Kobe continuou na quadra, mas quem passou a dar show foi o Cleveland. Praticamente perfeito no ataque, o time visitante voou baixo nos quatro primeiros minutos do período e abriu 14 pontos de vantagem. Com um sistema defensivo frágil, a equipe de Los Angeles não conseguia responder, obrigando o técnico Phil Jackson a parar o jogo e pedir tempo na marca de 8m33s para o intervalo.
De nada adiantou. Mesmo com Kobe em quadra o tempo todo, o aproveitamento do time da casa nos arremessos era de 34%, enquanto os visitantes acertavam 64% de seus chutes, fazendo a vantagem pular para 20 pontos e silenciando a torcida. Só no fim do período os Lakers conseguiram reagir. Sob o comando de Ron Artest, o time chegou a cortar a diferença para nove e foi para o vestiário perdendo por 51 a 42. No último segundo, LeBron ainda acertou uma bomba do meio da quadra, mas a cesta não valeu, já que a bola ainda não tinha saído de sua mão no estouro do cronômetro.
Na volta do intervalo, o Los Angeles ainda tentou cortar a diferença, na esteira de Bryant, que logo chegou à casa dos 20 pontos. Do outro lado, no entanto, o Cleveland mantinha a cabeça no lugar, enquanto Kobe reclamava com a arbitragem em quase todos os lances. Mo Williams passou a ser o cestinha do time visitante, que fechou o terceiro quarto vencendo por 76 a 59.
Marcado por Ron Artest, LeBron até conseguiu pontuar bem, mas cedeu o posto de cestinha do time para Williams, que tratou de assegurar a vitória no último quarto. Kobe ficou em quadra do primeiro minuto do jogo até quase a metade do quarto período, e nem isso foi o suficiente para fazer dos Lakers um time competitivo. Com a vantagem beliscando a casa dos 20 pontos, coube aos Cavaliers apenas administrar a diferença até o fim, garantindo o triunfo natalino.
O papelão ficou por conta da torcida, que deu um chute no espírito natalino. Irritados após a expulsão de Lamar Odom, os torcedores jogaram na quadra cartazes e objetos de espuma. Funcionários do Staples Center recolheram os objetos enquanto os jogadores dos Cavs se reuniram num canto, sob chamado de LeBron, para evitar uma confusão maior.