O jogo começou quente, com as duas equipes atacando muito e marcando pouco. Amare Stoudemire começava a mostrar sua presença no garrafão, sem qualquer resposta das torres gemeas. A arbitragem ia mostrando que iria dar trabalho ao longo da partida, se equivocando emm alguns lances. Com Amare Stoudemire marcando 15 pontos apenas no primeiro quarto, o Lakers perdia por 31 a 24.
No segundo quarto, o Lakers mostrou-se bem mais focado em quadra, trabalhava a bola, fazia o jogo fluir e forçava apenas quando se era necessário. Ainda assim, Steve Nash e Louis Amundson tratavam de manter a equipe no placar. Kobe vinha mostrando que era capaz de fazer qualquer coisa para ver sua equipe vencer, juntamente com Andrew Bynum, que tinha bastante trabalho lá embaixo com uma partida interiamente física, o Lakers venceu o segundo quarto po 29 a 15 e foi para o intervalo com 7 pontos de vantagem.
Se nas últimas partidas a equipe da califórnia voltava desconcentrada a quadra, dessa vez isso não aconteceu. O Lakers se manteve no placar a todo instante, marcava bem no dentro e fora do perímetro, chegando a estar 14 pontos a frente do Suns. Até que entrou em quadra quem certamente não deveria entrar para mudar o placar, a arbitragem errava indiscutivelmente lances claros de faltas de ataque ou de defesa. Mas o ápice foi quando Sasha Vujacic subiu para uma simples bandeija, e o que era pra ter sido um lance de cesta com falta, tornou-se uma falta de ataque. O Lakers pouco podia fazer diante da confusão dos árbitros e viu a vantagem caindo diretamente. Com Pau Gasol cometendo uma falta dura e o técnico do Phoenix Suns exigindo uma falta flagrante, a arbitragem espulsou o técnico e deu continuidade a partida, mas o Lakers perdeu o terceiro quarto por 27 a 24.
No último quarto as coisas esquentaram de vez, o jogo se tornava cada vez mais físico. Pau Gasol e Andrew Bynum conseguiam trabalhar bem lá embaixo, mas quem realmente se destacava, era Derek Fisher. Preciso nas bolas de longe, Derek mostrava-se presente em quadra a cada chute, juntamente com Ron Artest e Kobe Bryant, que no segundo tempo realizaram uma ótima partida. Com o Lakers na frente do placar com apenas 4 pontos, a equipe da casa forçou uma falta, Kobe converteu 1 dos 2 lances. Jason Richardson errou um arremesso de 3 pontos e o Lakers conseguiu pegar o rebote e finalizar a partida com 102 a 96.