
19 de Maio de 2010 postado por Renato Campos
Ted Leonsis, atual dono minoritário da franquia da capital americana (e que assumirá o controle majoritário em breve), mostrou muita satisfação com o resultado do sorteio.
A temporada foi complicada para o Wizards, com problemas como o de Gilbert Arena, que foi punido por levar armas de fogo ao vestiário do time. A sorte no draft dá um ânimo a mais à equipe, que tinha cerca de 10% de chances de tirar a sorte grande e ser a primeira na lista de escolhas.
A princípio, o Wizards deve escolher entre John Wall, da Universidade de Kentucky, e Evan Turner, de Ohio State, que joga em várias posições e foi eleito o melhor do ano na liga universitária.
O New Jersey Nets, que teve uma das piores campanhas da história (12-70), tinha 25% de chances de ser o primeiro a escolher, mas vai ter que se consolar com o terceiro lugar, logo após o Philadelphia Sixers.
O Minnesota Timberwolves, segundo pior time do ano, será o quarto a escolher, o Sacramento Kings ficou em quinto e o Golden State Warriors o sexto.
A seguir vêm as demais equipes que participaram do sorteio, pela ordem: Detroit Pistons, Los Angeles Clippers, Utah Jazz, Indiana Pacers, New Orleans Hornets, Memphis Grizzlies, Toronto Raptors e Houston Rockets. Os times que avançaram aos playoffs entrarão depois destes.
O sistema de sorteio para o draft tem sido muito criticado, pois não favorece suficientemente as equipes que tiveram pior desempenho na temporada anterior (caso do Nets).
Esta foi a sexta temporada consecutiva em que a franquia que tem maior chance de ser a primeira a escolher acaba por perder a chance.