No segundo período, o Lakers começou de forma muito lenta. Aproveitando-se disso, o time de Boston passou a abrir vantagem. Com Allen continuando com a mão certeira nos arremessos de três, o time conseguiu impor dígitos duplos no marcador. O Lakers continua sofrendo com a marcação dos juízes. Com Bryant boa parte do tempo no banco, Bynum e Gasol tentaram dar sobrevida ao Lakers. E conseguiram. No final, Bryant ainda conseguiu por o Lakers novamente na partida ao acertar uma bola de três no final e fazer com que o primeiro terminasse com o Celtics vencendo apenas por 54 a 48.
O terceiro quarto começou e se o Boston Celtics tinha a vantagem de 6 pontos, ela logo sumiu com a ajuda de Ron Artest e Andrew Bynum. No entando a partida continuou com o mesmo ritmo, Ray Allen vinha bem, mas não tanto como no primeiro tempo, acertou uma bola de 3 pontos e tornou-se o jogador com maior número de cestas de 3 pontos em uma partida de final. Com Kobe fora devido a 4ª falta, Pau Gasol e Andrew Bynum trataram de tomar conta do garrafão, se Bynum usava de toda sua força, Gasol mostrava todo o seu arsenal espanhol para ajudar o Lakers. Com as torres gemeas dominando o garrafão e Rajon Rondo jogando muito bem, a partida foi para o último quarto empatada em 72 a 72.
No último quarto o jogo continuou equilibrado, Kobe Bryant voltou para a partida mas rapidamente cometeu a sua 5ª, limitando-o de defender e atacar como queria. Assim, os espaços começaram a ser abertos para Rajon Rondo fazer o que queria. Liderando o time em assistências, e com um triplo-duplo, o Lakers via o Celtics roubar a cena na partida e o mando de quadra. Com alguns erros gritantes da arbitragem e com Ray Allen acertando a mão, o Lakers perdeu a partida por 103 a 94.