Assim, o Lakers partiu com tudo para cima da equipe de Portland e logo no início mostrou que n?o estava disposto a repetir os mesmos erros da partida anterior contra os Raptors. Com Pau Gasol começando a se destacar na equipe, dessa vez não apenas por conta da pontuação, mas pelas excelentes assistências. Fazendo a bola rodar, de dentro para fora do garrafão e dos jogadores com arremessos precisos, rapidamente o Lakers conseguia abrir uma boa vantagem. Com Brandon Roy sendo marcado de forma implacável por Ron Artest, o Lakers terminou o primeiro quarto vencendo por 27 a 14.
No segundo quarto, o Blazers tentou se mostrar mais presente no placar, dessa vez com Andre Miller e Rudy Fernandez, esse último marcando 5 pontos rapidamente. Mas a noite parecia ser mesmo de outro espanhol, Pau Gasol. O talentoso pivô do Lakers não apenas pontuava, como também pegava bons rebotes e distribuía últimas bolas, resultado? Quase um triplo-duplo no primeiro tempo da partida. Com Gasol impossível no garrafão e sendo ajudado por Lamar Odom e reservas, o Lakers foi para o intervalo com o placar de 58 a 46.
Voltando para o terceiro quarto, o time de Portland tentou a única coisa que poderia fazer se quisesse voltar para o jogo, uma reação imediata. E até que a tática deu certo nos primeiros minutos. Contando com a mão certeira de Batum na linha de três pontos, o time visitante conseguiu fazer 8 a 2 nos primeiros minutos do período. Porém, a reação do Blazers parou por aí. Com a sua dupla de garrafão muito bem na partida, o Lakers voltou a dominar a partida e a abrir vantagem. Não demorou muito também para Pau Gasol garantir seu tripo-duplo na partida. Com boa participação de Shannon Brown vindo do banco, o Lakers terminou o terceiro quarto vencendo por 89 a 64.
Com o jogo decidido, tudo que o Lakers precisou fazer no último quarto foi administrar o resultado. E com Brwon acertando a mão nos arremessos, o time de Los Angeles conseguiu ampliar ainda mais a diferença, que chegou a casa dos trinta pontos em determinado momento. Depois disso, o Lakers diminuiu o ritmo e viu o rival acertar algumas bolas. Mas, como a diferença era muito grande a favor do Lakers, o time de Portland nem de longe chegou a ameaçar a vitória do time do Lakers. No final, o Lakers chegou a sua sétima vitória em sete jogos, com o placar final em 121 a 96