Com a bola em jogo, Lakers e Celtics não decepcionavam toda a expectativa criada. De maneira semelhante ao jogo sete, quem começou melhor no jogo foi o Celtics. Aproveitando melhor seus arremessos, o time de Boston assumiu a liderança no começo da partida. Para dificultar ainda mais as coisas para o Lakers, Bryant cometeu duas faltas ainda no primeiro quarto e teve de ir para o bando. O Celtics chegou a abrir oito pontos de vantagem, mas ai o Lakers reagiu. Bynum era um dos destaques do Lakers e foi um dos grandes responsáveis pela reação de seu time. Com boa participação também de Odom, e contando com uma forte defesa no final do período, o Lakers se recuperou e acabou o primeiro quarto perdendo por apenas um ponto, com 22 a 21 para o Celtics.
Logo no começo do segundo quarto, o Lakers assumiu a liderança da partida. Contudo, com uma seqüência de 12 a 2 nos primeiros minutos do segundo quarto, o Celtics voltou a abrir vantagem. Acertando a mão nos arremessos e contando com alguns erros do Lakers, o Boston estava melhor no jogo. Dessa forma, Phil Jackson voltou com Kobe para o jogo. A cartada do técnico do Lakers funcionou, e o Lakers voltou a jogar bem. No garrafão, Gasol ajudava o Lakers a reagir, depois de se ver nove pontos atrás do Celtics. Mas foi mesmo Bryant que mudou a partida. Com um excelente aproveitamento, o astro do Lakers foi crucial para a melhora do time da casa. A defesa foi outro ponto positivo para o Lakers na segunda metade do período. No garrafão, Bynum e Gasol fechavam a porta. Com isso, o Lakers reassumiu a liderança. E com o bom aproveitamento de Bryant, o Lakers foi para o intervalo vencendo por 54 a 50.
Voltando do intervalo, o Lakers deu a parecer que continuaria com o bom trabalho que vinha fazendo no primeiro tempo. Logo de cara, Bryant acertou uma bola de três e aumentou a vantagem para sete. Mas, Pierce passou a desequilibrar para o Celtics, que então retornaram a liderança do jogo. O Lakers já não conseguia mais manter o mesmo desempenho apresentado no primeiro tempo, e o Celtics voltou a abrir vantagem. Assim, o time de Boston terminou o terceiro quarto vencendo por 77 a 72.
No último quarto, o time celta continuou melhor que o Lakers. O time de Los Angeles já não conseguia fazer uma defesa tão eficiente e o Celtics seguia pontuando bem. Nate Robinson acertou algumas bolas de três que foi minando o Lakers. Bryant ainda tentou uma reação para o Lakers. Com isso, a diferença foi reduzida para quatro pontos. Contudo, o Lakers seguia errando e o Boston voltou a abrir vantagem. E dessa vez, a diferença não parou de crescer, até o final do jogo, que acabou com vitória do Celtics por 109 a 96.