O mais noticiado, Andrew Bynum se tornou um terror defendendo sua cesta e atacando os rebotes. Mas Pau Gasol tem recuperado seu jogo de pernas do início da temporada - o quanto pode se esperar dele - assim como sua sensibilidade de arremesso. Ron Artest está mais concentrado agora em defender o melhor jogador de perímetro do adversário. Kobe Bryant, com exceção do jogo contra o Heat, tem tentado seus arremessos de acordo com o sistema ofensivo do time e tem até mostrado mais intensidade defensiva. E Lamar Odom, como de costume, está fazendo o que for necessário.
Até mesmo o banco não parece mais atrapalhado. Os jogadores do banco estão começando a contribuir com energia suficiente, defesa e pontos - particularmente na vitória de segunda-feira contra o Magic - fazendo com que não pareça que os titulares terão de jogar 40 minutos por noite nos playoffs.
Mas enquanto o papel de todos estão parecendo estar mais focados, o técnico Phil Jackson disse nesta última quarta-feira que existe um jogador que ele espera ter um papel maior nos playoffs do que está tendo agora.
Surpreendentemente, esse jogador é Steve Blake.
Por boa parte da temporada, Blake, que assinou como agente livre para substituir Jordan Farmar, passou despercebido.
Ele é notado quando anota uma ocasional bola de três pontos, mas seu grande valor é manter a bola se movendo de forma segura e inteligente no ataque, e ser uma peste na defesa - contribuições que os técnicos devem gostar, mas não muitos outros possuem.
Que ele está tendo a menor média de pontos da carreira com 4.2 pontos e arremessando 36% nos arremessos de quadra deve deixar alguns torcedores assustados sobre um papel maior, mas com os 36 anos de Derek Fisher, não é difícil ver uma lógica.
Quando se trata de defender jogadores pequenos e rápidos, Blake deve ser a primeira e última opção.
"Steve pode e terá mais autoridade, mais presença de quadra enquanto estiver lá," afirma Jackson. "Fisher é um líder no time, e [Blake] tem ficado muito na retaguarda e feito seu papel. Ele é uma parte muito importante do que temos feito, simplesmente porque ele tem uma capacidade defensiva para fazer coisas que não podemos esperar de outros jogadores. Então, alguns jogadores que são preferencialmente pontuadores, que utilizam cortes ou fazem coisas baseadas na rapidez e velocidade, ele tem que fazer parte disso. Ele sabe que está entrando nesse papel."
Isso significa que se o Lakers encontrar o Mavericks na semifinal da conferência Oeste, ele será lançado contra Jason Terry. Caso o time jogue contra o Spurs, ele deve ser o escolhido para cercar Tony Parker, Gary Neal ou George Hill.
Nas finais, se o adversário for o Celtics, Blake teria a missão de seguir de perto Ray Allen.
"Essas são coisas que temos visto para Steve fazer," disse Jackson.
Muita da atenção que Blake recebeu na vitória de sábado contra o Dallas foi devido ao seu ataque esperto. Blake acertou três bolas de três - duas delas imediatamente depois de Kobe Bryant torcer o tornozelo e ter de ir aos vestiários - e distribuiu cinco assistências sem nenhum desperdício de bola em 27 minutos. Mas menos noticiado foi a defesa que fez contra Terry.
No jogo de janeiro, quando o Dallas venceu o Lakers, Terry anotou 22 pontos e sete assistências saindo do banco, influenciando muito a vitória do Dallas por 109 a 100. No último sábado, Terry esteve apagado, anotando apenas 6 de 16 arremessos - freqüentemente marcado por Blake.
"Tem algumas noites que um teoricamente tem mais vantagens que outros ou possui melhores oportunidades na quadra," disse Jackson. "Mas Fish sempre será uma constante para nós. Algumas noites, Steve tem a velocidade e a tenacidade para defensivamente nos ajudar um pouco mais do que Fish faz."
Os armadores do Lakers pontuam menos do que qualquer outros armadores na liga, exceto no Miami.
Então, mesmo Blake tendo anotado nove contra o Dallas e Fisher feito 6 de 9 arremessos de quadra e 15 pontos contra o Orlando, está tudo bem se isso for um fator surpresa.
"Quando eles arremessa 1 em 7 ou 1 em 8, eles nos atrapalham," disse Phil Jackson, referindo-se ao jogo contra o Bobcats. "Eles sabem a responsabilidade deles. Mesmo que eles não tenham arremessos com tanta consistência, nós esperamos que eles anotem aqueles que eles tentam e aqueles que são os arremessos certos para nós."
Portanto, todas as pequenas coisas que Blake e Fisher fazem irá permitir que eles entrem na zona de conforto como todos os outros jogadores.