Com Lamar Odom na equipe titular, o Lakers deu início a partida mostrando uma boa velocidade em quadra. Com Pau Gasol e Lamar Odom marcando seus primeiros pontos na partida e contando com vários erros do adversário no primeiro quarto, o Lakers apenas tratava de continuar atacando e até deixando um pouco a defesa de lado. Assim, Nicolas Batum começava a mostrar que a noite estava apenas começando para o Lakers e acertava tudo. Com uma bom aproveitamento em quadra, o Lakers venceu o primeiro quarto por 27 a 20.
No segundo quarto as coisas começaram a mudar, Nicolas Batum continuava a acertar a mão e o Lakers sentia a ausência de Andrew Bynum no garrafão principalmente na defesa, contando com os rebotes e com sua intimidação dentro do garrafão. Sem conseguir marcar bem no garrafão, mas ao mesmo tempo com um bom ataque, o Lakers se viu perdido no final e foi para o intervalo perdendo por 48 a 44.
O terceiro quarto começou com apenas um time aparentemente voltado a quadra, e não foi a equipe da casa. O Lakers se viu encurralado ao não ter suas bolas caindo e ao mesmo tempo sem conseguir defender a equipe de Portland. O time inteiro visitante acertava a mão porque a defesa do Lakers facilitava até certa forma com que isso acontecesse. Sem ter Bynum para pegar os rebotes, as segundas chances para a equipe da casa eram várias. Com 15 ponto sem resposta do Lakers, Phil Jackson colocou ordem na casa e com uma bola de Matt Barnes no estouro do cronômetro, o Lakers foi perdendo por quatro pontos no placar, sendo 66 a 62.
O último quarto começou e o Lakers precisava mostrar um basquete muito melhor do que o apresentado no terceiro quarto da partida. E com a ajuda da torcida no Staples Center, isso aconteceu. Lamar Odom dominou o garrafão no ataque e tratava de empurrar sua equipe para a partida. Mas se no ataque o Lakers conseguia dar conta do recado, na defesa a coisa não era tão boa assim, Rudy Fernandez se juntava a Nicolas Batum e Lamarcus Aldridge no ataque, complicando a equipe californiana. A equipe da casa também se via prejudicada em vários lances de puro contato e nenhuma falta marcada, isso acontecia principalmente com Kobe Bryant.
Aí foi cutucaram a onça com vara curta, e não foi nenhum jogador do Blazers, muito pelo contrário, a própria arbitragem tratou de ver Kobe com sangue nos olhos e uma frieza impressionante no final do quarto. Se ele havia arremessado bastante sem o resultado esperado, Bryant não iria parar, principalmente no final da partida. Colocou a bola embaixo do braço e com uma roubada de Fisher, ele acertou um arremesso difícil sobre Aldridge, com muito contato e nenhuma falta marcada. Logo depois, o Lakers conseguiu recuperar mais uma bola e Kobe Bryant seguiu para o arremesso sobre Bradon Roy, que marcou de forma excelente, mas não o suficiente para parar o Black Mamba. Com o Lakers ficando a 5 pontos de vantagem. Logo depois, Batum acertou uma bola de três pontos e o placar ficou em 82 a 80 para a equipe da casa. O Lakers pediu tempo e trabalhou a jogada, a bola precisava chegar as mãos de Kobe, mas bem marcado, ela parou nas de Derek Fisher, e o nosso experiente armador não deixou por menos e acertou um belo arremesso da linha de lance-livre e finalizou a partida em 84 a 80.