
15 de Abril de 2011 postado por Renato Campos
Mas não será fácil para a franquia californiana chegar ao 17º título, empatando com o Celtics como o maior vencedor da história da liga. O principal desafiante é o San Antônio Spurs, do brasileiro Thiago Splitter, segunda melhor equipe da temporada regular, com 61 vitórias (atrás apenas do Chicago Bulls com 62v e 20d), que conta com o trio formado pelo francês Tony Parker, o argentino Manu Ginóbili e Tim Duncan, que nasceu nas Ilhas Virgens, mas defende a Seleção Norte-Americana. Os Spurs terão como rival o azarão Memphis Grizzlies, que assegurou a última vaga à frente de três times tradicionais: Houston Rockets, Phoenix Suns e Utah Jazz.
A surpresa do Atlântico pode ser o Oklahoma City Thunder, do ala Kevin Durant, maior pontuador da temporada, e do jovem Russel Westbrook. A dupla enfrentará o Denver Nuggets, do pivô brasileiro Nenê, que assumiu a condição de líder do time com a saída de Carmelo Anthony. Em outro confronto equilibrado, os veteranos do Dallas Mavericks encaram os novatos do Portland Trail Blazzers. O Dallas conta com sete jogadores há mais de 10 anos na NBA, o mais velho deles o armador Jason Kidd, desde 1994 na liga.
Todas as fases dos playoffs são em melhor de sete jogos, o último dos quais na casa do dono da melhor campanha. A decisão, que reúne os campeões das duas conferências, começa em junho. Na última temporada, o Lakers superou o Celtics no sétimo duelo, em Los Angeles. Em 63 campeonatos ? a NBA foi disputada pela primeira vez em 1947, com vitória do Philadelphia Warriors, atual Golden State ?, o Leste conquistou 35 títulos e o Oeste, 28.