A partida começou e se muitos estavam esperando que o Lakers finalmente entrasse bem em quadra, isso não aconteceu. O Lakers assistia a equipe visitante jogar e não conseguia aplicar uma boa defesa. Chris Paul distribuia muito bem a bola e contava com a ótima ajuda do banco de reservas, já por parte do Lakers, apenas Kobe e Bynum buscavam marcar mais pontos. Assim o primeiro quarto terminou com 26 a 24 para a equipe visitante.
No segundo quarto o Lakers procurou mais o ataque, mas com a equipe reserva em quadra as coisas começaram a piorar um pouco. Trey Johnson conseguiu marcar seus pontos, mas Marco Belinelli e Jarrett Jack conseguiam colocar sua equipe no placar o tempo todo. Sem conseguir uma boa defesa ainda, o Lakers precisava atacar e fazia isso mais uma vez com Kobe Bryant, que terminaria o quarto como o único Laker com mais de 10 pontos, sendo 16 no caso. Pelo Hornets, CP3 já vinha com um double-double e a equipe visitante foi para o intervalo vencendo por 55 a 47.
O terceiro quarto começou e com ele a melhor presença de mais jogadores no placar do Lakers. Derek Fisher ajudava Bryant a levar o Lakers bem no placar, mas a defesa mais uma vez não estava bem. Okafor era anulado pelas faltas cometidas e não conseguia se manter em quadra, em compensação Chris Paul parecia querer jogar por ele, e dava um show a parte no Staples Center, se não distribuia a bola, sempre arrumava um jeito de arremessar e marcar mais pontos para sua equipe. Ainda sem conseguir uma boa defesa, as equipes foram para o quarto decisivo com 73 a 72 para os Hornets.
O último quarto começou e o Lakers estava perto de conseguir a primeira liderança da partida, mas a defesa não ajudava, o Lakers não conseguia marcar seus adversários da forma que vinha marcando na temporada regular e mais do que qualquer outra coisa, o banco de reservas da equipe visitante mostrou que pode fazer a diferença nessa série. Jarrett Jack e Aaron Gray pareciam jogadores com experiência em partidas decisivas e não deixava ninguém dos Lakers marcá-los. Chris Paul mostrou que é um jogador diferencial e assumia a postura de ataque da sua equipe. Mesmo com Kobe Bryant marcando 34 pontos, o Lakers não tinha presença de Pau Gasol que acertou apenas 2 arremesso de 9 tentados em toda a partida e o Lakers perdeu o primeiro jogo da série por 109 a 100.