O jogo começou e a dupla que fez sucesso no jogo dois para o Lakers seguiu em ação. Bynum e Artest logo deixavam suas marcas na pontuação, tentando deixar o Lakers em vantagem. Mas o Hornets não estava disposto a facilitar e logo tratou de equilibrar o jogo. Bryant, depois de se dedicar fortemente a defesa no jogo dois, passou a voltar a pontuar com mais freqüência, e também se destacava pelo Lakers, que desde o começo fazia uma boa partida, mostrando estar empenhado na vitória. Com Artest aparecendo bem na pontuação e com uma boa defesa feita pelo time, o Lakers era quem liderava a partida e, assim, terminou o primeiro quarto em vantagem por 30 a 23.
Veio o segundo quarto e, mesmo com alguns reservas em quadra, o Lakers seguia superior ao dono da casa e controlava muito bem sua vantagem no marcador. Bynum seguia se destacando no garrafão e já encaminhava para anotar mais um duplo-duplo. O Hornets tentava, principalmente com Paul e Landry, mas não conseguia se aproximar do Lakers e tudo que conseguia era fazer com que o Lakers não disparasse de vez no marcador. Mas com Bryant aparecendo e um domínio de Bynum no garrafão, o segundo quarto também foi favorável ao Lakers, que foi para o intervalo vencendo por 51 a 42.
Logo de cara no terceiro quarto, Bryant tratou de mostrar ao Hornets que o lares vinha para decidir a parada já neste período. No entanto, o time da casa voltou bem focado para o segundo tempo e fez deste o seu melhor momento no jogo. Okafor, com boa participação, ajudou o seu time a cortar um pouco a diferença. Mas mesmo assim, o Lakers mostrou-se sempre soberano. O time continuava contando com a participação de vários jogadores, mas em especial ganhou com a atuação de um jogador. Bastante apagado na série até então e também no primeiro tempo do jogo, Gasol passou a participar mais para o Lakers. Assim, mesmo tendo perdido o terceiro quarto por dois pontos, o Lakers foi para os últimos doze minutos com 75 a 68 a seu favor.
No último quarto, o Lakers seguiu recebendo a boa contribuição de Gasol. E com um combo de duas bolas de três seguidas, uma delas anotada por Gasol, o Lakers deu início a sua deslanchada na partida. O espanhol era o destaque do time e ajudou para que o Lakers chegasse a sua maior vantagem no jogo. Lamar Odom foi outro que teve ótima atuação no quarto período e assim o jogo ficou tranqüilo para o Lakers no final. Ainda deu tempo de Kobe anotar pelo menos 30 pontos pela 80ª vez em sua carreira. No final, vitória do Lakers por 100 a 86 e mando de quadra recuperado para o time de Los Angeles.