A medida cria ainda dificuldades para as seleções, que disputam torneios Pré-Olímpicos a partir de agosto. Durante o locaute, caso o atleta queira defender a seleção, a confederação tem que pagar um seguro em valor mais alto do que o normal.
O acordo trabalhista em vigor desde 2005 termina à meia noite desta sexta. Nos últimos meses, proprietários de times, que querem uma redução drástica no teto salarial, e o sindicato dos jogadores, que é contra a medida, se reuniram várias vezes para tentar um acordo, mas não chegaram nem perto disso.
"O abismo é enorme. A NBA nos informou que vai recomendar ao comitê de relações trabalhistas o locaute a partir de meia-noite." ,confirmou o presidente do sindicato, Billy Hunter, após a reunião de quinta-feira, informando que os jogadores ainda fizeram uma proposta ?moderada? aos proprietários, mas ela não foi aceita.
O pivô Matt Bonner, do San Antonio Spurs, integra o comitê executivo do sindicato e lamentou o desfecho.
"Tentamos evitar o locaute, mas infelizmente não foi possível chegar a um acordo.", afirmou.
O atraso da temporada ainda não é definitivo. Hunter afirmou que há a expectativa de um novo encontro entre as duas partes daqui a duas semanas. A liga de verão de Las Vagea, que sempre acontece na pré-temporada, foi cancelada, e os tradicionais amistosos na Europa sequer foram marcados. O período de treinamento geralmente começa na última semana de setembro e a temporada, no fim de outubro.