Espalhe!
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • Bate Papo 0
    a_formula_do_lakers_pra_vencer_o_nuggets Havia uma palavra que imediatamente pulou na mente de Kobe Bryant quando ele foi perguntado sobre a disputa contra o Denver Nuggets na primeira rodada dos playoffs: "Tempo."

    O Nuggets tiveram o segundo melhor ritmo de jogo da NBA durante a temporada regular, com médias de 96,6 posses por jogo. Já o Lakers, contrastando, teve média de 92,9 posses por jogo, apenas o 20º da liga.

    "Nós temos que controlar o tempo (ritmo de jogo)", disse Bryant depois da derrota de quinta-feira por 113 a 96 para o Sacramento Kings no fim da temporada regular. O Lakers, terceiro colocado no Oeste, receberá o Nuggets, sexto colocado, no Jogo 1 dos playoffs começando domingo no Staples Center. "Eles vão correr para cima e para baixo, eles vão tentar acelerar o jogo e ter uma formação compacta, e assim por diante. Podemos fazer um ótimo trabalho se controlarmos o ritmo de jogo."

    O Nuggets lideraram a liga com o melhor ataque marcando 104,1 pontos por jogo e ficando em terceiro lugar em eficiência ofensiva, marcando 106,1 pontos por cada 100 posses de bola. O Denver também terminou em primeiro em pontos de contra-ataque, fazendo 19,9 pontos por jogo. "Nós conseguimos voltar rápido com defesa de transição", disse o treinador Mike Brown. "Eu acho que este é o forte deles e temos que garantir que vamos voltar rápido e não lhes permitir nenhuma cesta fácil."

    "Nós não queremos entrar em uma competição insana contra eles", disse Devin Ebanks que Mike Brown afirmou ser o provável titular da partida, em lugar de Metta World Peace, suspenso por mais seis jogos.

    O Lakers tentará explorar o tamanho das torres gêmeas de 2,13m, Andrew Bynum e Pau Gasol. O Denver conta com um trio de 2,13m com JaVale McGee, Kosta Koufos e Timofey Mosgov, mas nenhum deles tem a combinação de tamanho e força que Bynum e Gasol formam.

    Gasol, Bynum e Bryant foram liberados do jogo na noite de quinta-feira contra o Kings para descansar, isto significa que o trio não jogou nenhuma partida completa durante a semana toda até a abertura dos playoffs.

    "Nos dá uma oportunidade para ficar saudável", disse Bryant. "Eu me sinto muito bem depois de descansar durante os sete jogos que estive fora (devido a lesão da canela), e esta semana de descanso fará maravilhas para Pau e Drew."

    As pernas saudáveis no time do Lakers ajudarão porque o Denver também tem uma vantagem clara em termos de profundidade. O banco dos Nuggets fica em segundo na liga marcando em média 41,4 pontos por jogo, e isto fez de Al Harrington candidato pra ser sexto homem do ano. O banco do Lakers produziu muito pouco e atingiu a metade disso fazendo em média 21 pontos por jogo, se mostrando um banco pífio e ficando em último lugar na NBA.

    "Eles conseguiram adquirir um elenco muito bom e talentoso", afirmou Mike Brown. "Esses caras fizeram um trabalho realmente bom de conseguir mesclar talento jovem com veteranos experientes como Arron Afflalo e Andre Miller. Assim eles têm um elenco bom e profundo, e todos jogadores deles de alguma forma me preocupam."

    Uma disputa chave será entre o armador Ty Lawson (que conduz o Denver marcando 16,4 pontos por jogo e dá 6,6 assistências por jogo) contra nosso armador Ramon Sessions. Será a primeira experiência de pós-temporada na carreira de cinco anos de Sessions.

    "Vai ser excitante", diz Sessions. "Armador jovem, rápido, explosivo. Vai ser divertido. Vai ser um desafio bom para mim e vai ser um desafio pra ele do outro lado também."

    Enquanto a profundidade e ritmo de jogo do Denver são uma preocupação, em contrapartida, o Nuggets estão em 29º (penúltimo da NBA) em pontos cedidos (101,23 por jogo) e ficaram em último da NBA em defesa da linha de 3 pontos, permitindo aos oponentes acertarem em torno de 38,4% do perímetro.

    "Eu posso dizer honestamente que nós realmente não vemos nenhum dos times (nos playoffs) sendo uma ameaça", disse Sessions. "Se nós jogarmos duro e com regularidade durante os 48 minutos, eu penso que somos imbatíveis."

    O Lakers ganhou três do quatro jogos da temporada regular contra o Denver, a solitária derrota aconteceu no dia de ano novo quando Bryant errou muito e acertou apenas 6 de 28 arremessos na derrota de 99 a 90. Mike Brown que começou a carreira de técnico em 1992 como estagiário do Denver Nuggets e depois como assistente nas edições de vídeo do time está familiarizado com a altura do time do Denver mas talvez tenha subestimado o efeito que isso pode ter em uma equipe visitante.

    "Para um cara acima do peso como eu, tenho uma pequena dificuldade quando levanto e abaixo", disse Brown rindo. "Eles são atletas altamente condicionados. Nós temos um dos melhores treinadores no mundo na pessoa de Gary Vitti. Eu penso que a altura não teria muito efeito para mim, e assim também pensam meus assistentes Chuck Person e Darvin Ham."

    Vários jogadores do Lakers têm alguma familiaridade com o Denver Nuggets, depois de terem eliminado o time de George Karl dos playoffs na primeira rodada de 2008 e nas finais de conferência de 2009.

    "Nós podemos nos comunicar bastante (sobre o adversário), obviamente, eu e Mike Brown", disse Kobe. "Tendo jogado nos playoffs contra o time de George Karl em dois anos seguidos, nós tivemos algumas séries muito boas contra eles e nós temos muita experiência em termos de corresponder defensivamente contra eles, entendendo o que eles tentam fazer contra nós e táticas de marcação individual. Assim, nós estaremos em comunicação constante (para vencer novamente)."

    *Foto por NBAE/Getty Images

    Fala aí!

    Lakers Brasil: Desde 2006, tudo sobre o Los Angeles Lakers

    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    logo labr