Espalhe!
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • Bate Papo 0
    mitch_kupchak_avisa_mudancas_vao_acontecer Após ter sido eliminado duas vezes seguidas na segunda rodada dos playoffs, o gerente geral do Los Angeles Lakers, Mitch Kupchak, afirmou que uma reformulação está para acontecer na franquia.

    "Haverá alguma mudança", Kupchak disse quarta-feira depois das entrevistas pós eliminação com todos os jogadores do elenco, exceto um. Ele e Kobe Bryant devem se reunir em algum dia desta semana ou no início da próxima semana na casa de Kobe em Newport Beach, na Califórnia . "Haverá um pouco de atividade no dia primeiro de Julho, estaremos de olho para ver quem podemos trazer de volta e com quem negociar no mercado".

    Kupchak não descarta a possibilidade do Lakers estar procurando um grande negócio para conseguir formar novamente uma equipe que disputará títulos no campeonato.

    "Por que não? Certamente", Kupchak disse. "Quando você perde acaba pensando que deveria ter perdido (pra reformular o elenco), então você tem que pensar em todas as oportunidades."

    Quase metade do elenco do Lakers está destinado a tornar-se agentes livres nesta pós temporada, contando todo o banco de reservas, exceto Steve Blake, que ainda tem dois anos restantes de contrato. Começando pelo armador Ramon Sessions que pode fazer parte deste grupo se optar em cumprir o último ano de seu contrato, no valor de cerca de US$ 4,5 milhões.

    "Eu não tenho idéia do que ele pretende fazer", Kupchak disse.

    O Lakers não deixará Andrew Bynum testar o mercado como agente livre. Kupchak disse que a equipe irá manter a opção de $16,1 milhões de Bynum para a próxima temporada até o prazo final de negociações em 30 de Junho. No entanto, nenhuma decisão foi tomada se o Lakers vai ou não iniciar negociações pelo prolongamento de contrato do pivô All-Star.

    "Esse é o primeiro passo," disse Kupchak sobre exercitar a opção de Bynum. "Qualquer coisa diferente, nós vamos discutir internamente e preceder se for este o rumo que vamos tomar".

    Outra discussão interna determinará o destino de Pau Gasol. O Lakers tentou negociar Gasol com o Houston Rockets antes do início da temporada regular em uma transação que envolvia três times e que traria o armador Chris Paul do New Orleans Hornets. Gasol poderia se achar novamente no mercado de negociações.

    "Eu acho que ele e eu estamos na mesma página", disse Kupchak sobre Gasol, enchendo de elogios o seu ala de força por seu profissionalismo pela forma que tratou sobre as especulações de sua troca nesta temporada. "Não me encontrei com o dono (da franquia). Não sei que rumo a equipe vai tomar, quais parâmetros vão escolher até o fim, não havia realmente nada mais para compartilhar com Pau Gasol".

    Com exceção de apenas re-assinar com os jogadores do elenco que estão em vias de se tornarem agentes livres ou tentarem trocas, os Lakers estão limitados em suas opções para melhoraria do time por causa das restrições do novo acordo coletivo que punem equipes que ultrapassem o limite de teto salarial, como é o caso do Lakers.

    O Lakers pode tentar contratar um agente livre com a exceção "mini mid-level exception", que vale aproximadamente $3 milhões por ano. Eles poderiam tentar também diminuir seu teto salarial (salary cap) utilizando a cláusula de anistia (amnesty) para eliminar um de seus contratos com valores pesados em sua contabilidade, mas Kupchak deu a entender que a equipe iria continuar como está ao invés de usar a cláusula em alguém como Metta World Peace, que tem contrato no valor de aproximadamente $15 milhões pelos próximos dois anos.

    O Lakers ainda também possui a " trade exception" de $ 8,9 milhões adquiridos na transação de Lamar Odom com o Dallas Mavericks sem trazer nenhum jogador no valor de $ 8,9 milhões para seu lugar.

    "Esta é uma das poucas vantagens que nós temos", Kupchak disse.

    Se trata de uma situação muito difícil para o Lakers levando em consideração o draft deste ano onde a franquia terá a pior posição em quase uma década. Terá apenas a escolha de número 60 na segunda rodada, ou seja, a última escolha do draft.

    "Nós tentaremos melhorar nossa posição no draft", Kupchak disse. "Eu não posso nos imaginar estando em uma posição de uma escolha de primeira rodada. Mas pode haver um modo de negociar uma posição melhor do draft."

    O GM acredita que o Lakers ainda são um dos cinco ou seis melhores competidores da NBA com o time que está atualmente montado, mas ele está claramente decepcionado com o elenco e pretende remodelar o time para a próxima temporada.

    "Nós atingimos um grau de sucesso no time; isso é como está esta franquia", Kupchak disse. "Eu sei que muitas franquias estão contentes em conseguir se classificar para a primeira rodada dos playoffs ou avançar um pouco mais. Nós certamente não fizemos pior do que fizemos no ano passado, mas estamos muito desapontados. Este não é o grau que queremos atingir, chegar apenas até a segunda rodada."

    Apesar dos desafios, Kupchak disse que ainda adora seu trabalho com o Lakers e pretende voltar a empunhar a batuta na próxima temporada em vez de procurar vaga de gerente geral em outro time do campeonato.

    "Se eu não estivesse aqui, o proprietário do Lakers, o Dr. Jerry Buss teria provavelmente que fazer 50 telefonemas para antigos e atuais GMs que adorariam ter esse trabalho", disse Kupchak. "Porque este é o melhor trabalho de toda a liga."

    P.S.: Os termos usados em transações podem ser entendidos aqui: Entendendo as regras contratuais

    Fala aí!

    Lakers Brasil: Desde 2006, tudo sobre o Los Angeles Lakers

    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    logo labr