Sessions ganharia 4,55 milhões de dólares no último ano de contrato (2012-13), mas optou por testar o mercado. Há ainda uma chance de que Sessions volte ao Lakers em um novo contrato, mas não há nenhuma garantia disso.
?Ramon ponderou devidamente esta decisão?, disse o agente de Sessions, Jared Karnes. ?Ele tinha que tomar uma decisão de carreira e, finalmente, decidiu fazer o que era o melhor na prestação de estabilidade e longevidade para ele na NBA, e isso só poderia ser alcançado através de um contrato mais longo?.
O Lakers tem agora apenas um armador de ofício com contrato para a próxima temporada. Steve Blake que ainda tem mais dois anos de contrato no valor de US$ 8 milhões.
Já Darius Morris tomou o passo incomum de assinar um contrato de um ano como novato e é um agente livre restrito depois de jogar apenas 19 jogos com o Lakers.
Sessions sugeriu que ele não iria exercer a sua opção de um ano em uma entrevista em abril, para o jornal The Times, na esperança de fechar um acordo de vários anos com o Lakers ao invés de se tornar um agente livre.
?Eu quero estar aqui. Eu não sei o que isso significa ou como isso vai acontecer?, disse ele na época. ?Não é nenhum segredo. Eu não contarei a ninguém isso. Eu falei para Mitch Kupchak. Eu falei ao meu agente. Eu quero estar aqui. Por um longo tempo.?