Nessa altura, Kobe terá 35 anos e talvez pronto para uma mudança. A adição de Steve Nash, duas vezes MVP da NBA, e a potencial chegada do pivô superstar Dwight Howard definitivamente aumenta as chances do Lakers em ganhar um título da NBA nos próximos anos, mas se Kobe não ganhar seu sexto anel de campeão da NBA, empatando com Michael Jordan no número de títulos, o futuro Hall da Fama está pensando em se aposentar independentemente de ganhar ou não.
Segundo Mike Wise do Washington Post, Kobe não vai perseguir um sexto anel se ele não ganhar ao longo dos próximos dois anos:
"Apenas estou indo, como adiar tendo uma ótima vida?" disse Kobe quando perguntado se ele permaneceria jogando se ganhar outro título. "Eu não sou o tipo de cara para fazer isso. Eu vou me esforçar muito, fazer o meu melhor, mas se não acontecer, isso não vai acontecer."
Obviamente, não dá para dizer o que vai acontecer nos próximos dois anos em Los Angeles. A adição de Nash e possivelmente de Howard, pode transformar novamente o Lakers na força mais dominante da NBA e poderá se tornar uma pressão sobre Kobe.
O trabalho de Kobe dessa forma pode se tornar um pouco mais fácil, o armador superstar pode ponderar a possibilidade de prolongar sua carreira após seu contrato terminar oficialmente. Mas no momento isto parece não estar nos planos de Kobe e ele parece estar satisfeito em se aposentar com apenas cinco títulos após mais dois anos.
Resta saber se a presença de Nash terá um impacto imediato na próxima temporada, mas se o Lakers for capaz de trazer também Howard, e que isto fará Kobe mudar de idéia e permanecer no time do Lakers onde é o maior pontuador de todos os tempos.