
22 de Março de 2014 postado por Renato Campos
Foi a primeira vez que o futuro Hall da Fama entrou em quadra desde o último dia 11 de fevereiro contra o Utah Jazz depois de 16 minutos de ação. A irritação do nervo das costas vinha fazendo sua recuperação ser muito dura, ao ponto do próprio Lakers anunciar que o veterano não voltaria às quadras.
Há uma semana atrás, o site da ESPN.com anunciou exatamente o seguinte:
"Steve Nash não vai aparecer em nenhum jogo do Lakers nesta temporada. O técnico Mike D'Antoni confirmou a decisão após dizer no início do mês que duvidava que o canadense retornaria.
"Ele não vai jogar, " disse D'Antoni de acordo com o Los Angeles Times. "Não faz sentido algum ele retornar para jogar apenas 15 partidas."
E então, o que será que mudou?
A verdade é que Nash voltou muito bem. Apesar da derrota, ele impressionou e deixou uma impressão positiva.
"D'Antoni confirmou que não quis forçar Nash no final da partida, mas ele estava tão impressionado e ficou encorajado em ver onde o jogador poderia chegar." @Mike Trudell
E Nash nunca desiste. E o problema em suas costas transformou a pergunta sobre a sua aposentadoria em uma questão de tempo ao contrário de se o jogador realmente pensava na hipótese.
Ao que parece, o jogo de sexta feira não foi apenas uma unica aparição. Mas mesmo que fosse, nós deveriamos é tirar como lição a força de vontade do veterano.
Mesmo com um bom aproveitamento de 2-4 bolas nos cinco pontos do jogador, incluindo uma bola de 3pts, é claro que o poderío ofensivo do jogador vai precisar de tempo para se ajustar. O sistema de ataque de D'Antoni pode ser muito solto, mas ainda assim vai demorar um tempinho pro jogador ganhar confiança.
Durante a temporada, Nash tem médias de 7.6 pontos com um aproveitamento de 36% de quadra e ainda 31.6% da linha dos 3pts. Na partida de sexta, Nash teve maior aproveitamento que suas médias, mesmo tendo arremessado apenas quatro bolas nos 19 minutos que esteve em quadra.
E não adianta dizer que Nash arremessava duzentas bolas a mais em sua época de Suns. Isso nunca mais vai acontecer.
Nash não precisa hoje forçar jogadas. Ele tem muita gente no elenco que tem esse papel, como Kobe, Young, Gasol e outros. Nash nunca forçou arremessos, e nao vai ser agora.
Não adianta contestar. Não existe ninguem na NBA que tenha a visão que Steve Nash ainda tem. Poucos jogadores que ainda estão e passaram pela liga, tem a habilidade que o canadense tem de passar a bola. Nash encontrou espaço para 11 assistências em um time completamente desorganizado taticamente.
Antes da partida de sexta feira, 281 jogos foram disputados nesta temporada que algum jogador conseguiu mais de 11 assistências. Nestes jogos, apenas cinco jogadores conseguiram fazer o feito em 25 ou menos em quadra.
1 - Devin Harris, 18 minutos e 11 assistências
2- Russel Westbrook, 20 minutos e 14 assistências
3- Kobe Bryant, 23 minutos e 13 assistências
4- Ricky Rubio, 23 minutos e 11 assistências
5- Shelvin Mack, 24 minutos e 12 assistências
E é isso. Agora adiciona o Nash na primeira posição praticamente empatado com Davin Harris, perdendo na verdade por questão de um minuto. E considerando o contexto da situação, foi uma das melhores performances de assistências na temporada.
"Steve Nash fez Allen Iverson ficar orgulhoso, mostrando que não precisa de treinamento antes de um retorno." @MarkMedina
Treinar pra que? Já dizia Romário. Nash foi de trabalho de musculação e tentativa de recuperação da contusão, para a quadra e dar 11 assistências.
Não importa a idade, Nash ainda nos mostra como o basquete pode ser divertido.
A temporada tem sido péssima, uma daquelas que contamos nos dedos das mãos por quantas vezes ficamos felizes com alguma conquista. Contusões, derrotas, e a cada jogo dependendo que um jogador diferente fizesse o jogo da sua vida para pensar em vencer um jogo.
Mas com Steve Nash em quadra, todos tem ao menos um motivo para celebrar.
A recepção lá em Los Angeles foi calorosa como viram acima.
Steve Nash recebe uma excelente recepção ao pisar novamente na quadra do Staples Center. E com certeza, não são meros torcedores de radinho." @MarkMedina
Nash foi por aqui e nos blogs de todo mundo chamado de mercenário, de fominha para bater seu próprio recorde, mas tudo isso por causa de um contrato que te garante mais um ano no time. Alguns fizeram até comparações ao Derek Fisher que vai bem pelo time do Thunder.
Agora pare e pense, já imaginou o que seria do Thunder com Steve Nash vindo do banco?