
09 de Setembro de 2014 postado por Renato Campos
Olhando para o passado e analisando as escolhas de Draft, o Lakers não teve muito boa sorte com armadores. Podemos até dizer que Jordan Farmar teve uma carreira sólida na NBA, mas não o bastante para substituir à altura o Derek Fisher. Sasha Vujacic está jogando pelas bandas da Itália. Javaris Crittenton, apesar de talentoso, foi preso e teve diversos problemas. E as últimas escolhas que foram Darius Morris e Andrew Gaudelock não se ajustaram como deveriam.
Jordan Clarkson parece ser diferente. Ele teve uma exclente semana na última Summer League de Las Vegas. E está pronto para surpreender muita gente e ter um bom início de carreira.
Existem muitas similaridades entre Jordan Clarkson e o saudoso Nick Van Exel.
Alguns especialistas começaram a comparar Jordan Clarkson com o ex-laker Nick Van Exel. Ambos jogadores são pontuadores natos, sairam de escolas onde se revelam armadores, arremessam muito bem do perímetro e são muito emocionais quando estão em quadra.
Nick Van Exel desde o início jogou com muita energia no Lakers. Ele sempre teve algo a mostrar, sempre com novos movimentos e jogadas. Durante metade dos anos 90, ele foi o jogador que decidia as partidas para o time. Ele usava sua habilidade e controle de bola para criar alguns arremessos do perímetro. E acertava justamente quando o Lakers mais precisava.
E Jordan Clarkson fez exatamente isto na primeira impressão que tivemos do jogador na Summer League. Por vários momentos ele partiu pra cima dos defensores e atacou o aro com sucesso. E o mais importante, ele manteve esse nível de jogo por toda competição. Seu jogo de estréia, como já ressaltamos por aqui, foi uma grande surpresa. Tente lembrar qual calouro marcou 21 pontos na sua primeira aparição? E para ainda levantar mais a bandeira de Clarkson, tente lembrar de algum jogador que teve digitos duplos em todos os outros jogos.
Jordan Clarkson teve médias de 15.8 pontos e 5.0 rebotes
Muitos de vocês dirão que a Summer League não é realmente uma competição. Concordo. Mas é a primeira vez que a maioria desta molecada está vestindo uma camisa de NBA e estão sedentos para mostrar que podem ter sucesso. É nessa hora que o jogador mostra seu talento, confiança em quadra e joga com energia. Jordan Clarkson fez isto tudo. E habilidade em quadra não resume um grande jogador, o caráter é muito importante nesta hora. E foi o que Derek Fisher mostrou por toda sua carreira.
Jordan Clarkson tem muito o que desenvolver ainda. Enquanto ele tem boas características para ser um armador, ele ainda precisa ficar mais forte. Além de precisar melhorar seu passe, por algumas vezes forçou o erro enquanto podia distribuir a bola para um companheiro aberto pronto para um arremesso. E ainda, como a maioria do atual elenco, precisa se portar melhor defensivamente.
Nick Van Exel e Jordan Clarkson são escolhas de segunda rodada do Draft. Van Exel jogava como se tivesse algo a provar todas as noites. Clarkson tem a mesma atitude.
Por outro lado, Jeremy Lin deve ser o armador que terá mais tempo em quadra. Também esperamos que Steve Nash contribua bem com alguns minutos. Jordan Clarkson é o talento com algo a ser provado.
E este são tipo de atitudes que desenvolvem jovens jogadores. Nick Van Exel mesmo tendo sido escolha de segunda rodada, jogou um All-Star Game.
E você não acha que Jordan Clarkson pode chegar lá?