Espalhe!
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • Bate Papo 0
    Renato Campos

    18 de Abril de 2015 postado por Renato Campos

    3_razoes_por_que_o_lakers_perdeu_tanto_este_ano

    Com o fim da temporada, ficamos nos perguntando como o Lakers conseguiu chegar na situação que está. Cenário de grandes jogadores e sempre candidato a título, o Lakers das últimas duas temporadas não assustou ninguém. Muitos culpam a diretoria após o falecimento de Jerry Buss, outros o GM Mitch Kupchak e ainda o alto salário do último contrato de Kobe Bryant que mal jogou os dois últimos anos. 

    E então, quais serão os reais motivos para o Lakers ter chegado ao fundo do poço em um período de tempo tão curto. Os motivos são inúmeros, mas vou destacar abaixo pelo menos três motivos capitais.

    Má administração: As escolhas foram erradas

    Mitch Kupchak tem meu respeito. O cara está na diretoria desde os tempos de Magic Johnson, na época como assistente, e sempre conseguiu de alguma forma montar um time competitivo. Até mesmo este ano, apostou no jovem desconhecido Jordan Clarkson e acertou em cheio. Mas em companhia de Jim Buss, são os responsáveis pela escolha do elenco e dos treinadores. Contratar Mike Brown e Mike D'Antoni fez o Lakers regredir anos luz. Brown era um cara legal, mas não passava disso. A maioria dos jogadores gostava de trabalhar com Brown, mas ninguém o respeitava como comandante. Sai Brown e entra D'Antoni. Na era dos Mikes, nada deu certo. Na minha opinião o Lakers não podia ter feito escolha pior que o ex treinador do Phoenix Suns. Apesar dos problemas de contusão que enfrentou, jogadores como Pau Gasol não gostavam do estilo do treinador e muitos outros simplesmente o desprezavam.

    Pouco talento: Ninguém faria diferente com o atual elenco

    Com Mike Brown e Mike D'Antoni, a diretoria conseguiu montar um time que ainda tinha jogadores de talento. Ao contrário da atual que o técnico Byron Scott por muitas vezes fez questão de frizar. Enquanto Jim Buss falava de LeBron James, jogador que ele nunca teve sequer uma reunião, e Carmelo Anthony, o plano B da diretoria acabou sendo Jeremy Lin e Carlos Boozer. Quem talvez fosse amar este elenco sem um pivô decente e uma penca de armadores seria o próprio D'Antoni que até hoje deve rir de toda a situação. E cá pra nós, Byron Scott não é um técnico que podemos chamar de ofensivo, mas este ano o Lakers era incapaz de vencer com qualquer sistema de qualquer treinador. Treinador ajuda, mas são os talentos em quadra que vencem os jogos da NBA.

    Pouca liderança: um bando de caras legais querendo se divertir

    Byron Scott está longe de ser o melhor técnico da NBA, mas também ele não é o pior. Basta analisar que mesmo com pouco talento, o técnico conseguiu convencer a estes jogadores a terem um espírito competitivo até o final da temporada. Scott sabia que seu elenco seria péssimo, então vamos combinar de julgar o seu trabalho apenas quando ele tiver material para fazer uma boa temporada. E liderança não fica apenas nas costas do treinador. Desde que Kobe Bryant saiu mais uma vez por contusão, ninguém se fez disponível para tomar o seu lugar como líder. Talvez podemos até considerar o posicionamento de Jordan Clarkson depois que o Black Mamba saiu, mas liderança para um calouro não combina. O estilo de jogo de Kobe não combina muito com o resto do time, mas sem dúvida sua presença em quadra faz diferença. O Lakers terminou a temporada com uma penca de jogadores legais que gostam de se divertir jogando basquete. Só isto. São jogadores que não estão acostumados a título, e muitos deles mesmo com a péssima temporada sem dúvida tiveram a sensação do que é jogar pelo Lakers. Esta offseason é crucial para a diretoria trazer jogadores que saibam liderar e tenham voz dentro de uma equipe.

    Apesar de ter sido uma temporada dura de se ver, tivemos bons capítulos. Jordan Clarkson pode ter um futuro brilhante e jogou os últimos jogos como um Calouro do Ano. Ed Davis foi uma grande surpresa. Tarik Black mostrou lampejos do que pode fazer. Videos de Julius Randle nos fizeram sorrir. 

    Esta temporada é para ser esquecida. Digo esquecida porque não devemos nunca mais passar por tal situação. Em breve teremos o nosso Lakers de volta. É só o que queremos.

    E para você? Quais seriam os 3 principais motivos pelo fracasso da franquia nos últimos anos?

    Fala aí!

    Lakers Brasil: Desde 2006, tudo sobre o Los Angeles Lakers

    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    logo labr