
24 de Julho de 2015 postado por Renato Campos
Mitch Kupchak mais uma vez calou a boca de quem o criticou. No comando da gerência do Lakers há séculos, o GM sempre montou times competitivos. Os dois últimos anos da carreira de Mitch, e história da franquia, são completamente atípicos. Diria até, que tudo que foi mal resolvido durante esse tempo, é resultado do veto da NBA na negociação de troca por Chris Paul.
Mas mesmo com as boas contratações de veteranos, não precisa ser expert para saber que o time ainda está carente em uma posição: a de ala-aberto.
O Lakers hoje tem 15 jogadores em seu elenco, já contando que Robert Upshaw vai acabar fazendo um acordo com a diretoria nos próximos dias como já foi noticiado. Nesse bolo, temos oito calouros e secudaristas que participaram da última Summer League, os que já faziam parte do elenco, Kobe, Young, Kelly e Sacre, e os recém chegados ao time Bass, Hibbert e Williams. Ainda neste grupo, apenas um ala aberto de origem: Anthony Brown, que ninguém espera que seja o titular.
O que mais se fala é que Kobe Bryant vai trocar de posição para ocupar o lugar em aberto na posição 3. Byron Scott e Mitch Kupchak até confirmaram que realmente esta troca de posição de Kobe pode acontecer, mas apenas quando se espera que Russell e Clarkson sejam os armadores titulares.
Após uma Summer League, que mostrou que Russell ainda precisa comer muito feijão com arroz para disputar uma temporada de NBA como um jogador all-star que todos esperam, será que Scott e a diretoria ainda tem o jovem armador como opção para o time titular?
Se a resposta for não, Kobe teria que continuar na sua posição de origem e o Lakers ainda estaria com o problema da tão carente posição 3. Ainda que Russell seja o titular, Kobe com certeza não irá jogar tantos minutos como estamos acostumados. E ainda temos que torcer para que tudo corra bem com a saúde do Black Mamba durante a temporada.
Young, que é um armador arremessador de origem, já jogou por algumas vezes na posição de ala desde que chegou ao Lakers. Entretanto, esse é o Young que já entrou em rumores de trocas nessa offseason e que não fez uma boa temporada no último ano. A verdade é que o mercado para Swaggy P está bastante fechado e nada interessante foi oferecido ao Lakers.
Onde encontrar um jogador para a posição?
A melhor forma de encontrar a peça que falta para o time é ainda com aqueles que não tem contrato com nenhum time. Dorrell Wright, Luc Mbah A Moute e J.R.Smith são os poucos que ainda estão no mercado. Fato é, que nenhum deles assinariam um longo contrato com o Lakers, mas pelo menos o time poderia contar com um jogador especializado em seu elenco.
Se for por troca, quem poderia integrar o elenco?
Uma troca é sempre uma opção, mas quem ainda está disponível para uma negociação? Muitos dos melhores agentes livres já encontraram seu destino e muitos outros já tinham contratos restritos com seus times. No Draft, jogadores como Stanley Johnson e Justise Winslow eram opção, mas a prioridade por um armador ou pivô parecia ser o mais sensata.
De uma forma ou de outra, dificilmente o Lakers vai começar a próxima temporada com 15 jogadores. Alguma transação será feita por Kupchak. Young, Sacre e Kelly devem ser os nomes que a diretoria pode colocar em um pacote para suprir a necessidade do elenco. Se nada der certo, talvez a diretoria terá que se desfazer de algum jovem talento para ter o tão sonhado novo ala titular do time.
A verdade é que o trabalho de Mitch Kupchak durante esta offseason, está longe de acabar.