Circulando pelas principais mídias norte americanas especializadas em NBA, os debates que rolam em relação ao Lakers no momento acabam sempre no mesmo tema: Kobe Bryant deve parar agora ou seguir jogando até o final da temporada? É difícil chegar à uma conclusão de imediato. Uma parte de nós sempre quer ver a volta por cima, mais um jogo com a camisa lendária, ver a dedicação e o suor, as tentativas. A outra realiza que já chega. Kobe não merece passar por esta vergonha. Após tentar encontrar algum denominador comum dentre estes lados, achei interessante verificar a opinião de algumas pessoas envolvidas com a Liga. Em uma matéria do famoso jornal Los Angeles Times, na seção que cobre o Lakers, existe um trabalho realizado pelo jornalista Mike Bresnahan que trata justamente deste assunto.
Na matéria, constam algumas declarações, parte delas com identificação de quem deu a opinião e parte não. Chama a atenção que o consenso geral pede que Kobe pendure os tênis.
Alguém me perguntou como eu saberia a hora de parar. Eu disse que seria quando ameaçasse muito os arremessos. Hoje eu vejo o Kobe e ele finta e finge o arremesso porque tem medo de tomar toco. É isso que ameaçar o arremesso significa. Vão mandar a bola nas arquibancadas. Kobe não consegue mais arremessar livre. Ele não consegue mais bandejas driblando marcadores. É duro converter arremessos bem marcado. @CharlesBarkley
Um armador aposentado que não quis se identificar deu a seguinte declaração sobre Kobe. “Cara, eu não quero ver Kobe sair desse jeito, parecendo tão ruim e não conseguindo fazer o que antes fazia. Ele não precisa provar nada pra ninguém. Foi um dos grandes. Sei que ele tem U$25 milhões para receber ainda, mas deveria abandonar tudo agora. Ele não vai a lugar algum”.
Voltando para Barkley, o atual comentarista da TNT, sobre o que achava da performance de Bryant nesta temporada. “Não há nada que você possa fazer em relação à idade. Termina assim para todos e Kobe não é diferente. Está terminando muito mal para ele”. Charles falou também sobre o time do Lakers e como isso afeta a situação. “A única coisa que me faz sentir mal por isso é que o Lakers não vai ser bom. Se eles fossem competitivos, poderia ser um pouco melhor para o Kobe, mas eles não serão”.
Um executivo da Conferência Leste que não quis se identificar também falou sobre a estrela do Lakers. “Ele é um dos poucos jogadores na história da NBA que explorou tudo que podia em relação à seu corpo. Agora o corpo não dispõe de mais nada. É a vida na NBA e nos esportes profissionais. Chega um ponto que o corpo não aguenta mais e é o caso de Kobe”.
Shaquille O’neal também acredita que o melhor seja parar.
É uma situação infeliz para Bryant. Ele foi uma grande estrela então está difícil de ver isso. @Shaquille O'Neal
Deve ser realmente difícil, se colocando no lugar do jogador, de aceitar que acabou. Eu provavelmente seguiria tentando, mas realmente tem uma hora que não dá mais. Se eu fosse Kobe Bryant, faria da seguinte forma. Avaliaria a condição de jogo até a proximidade do All-Star Game. A situação melhorou? Percentual de arremessos convertidos, condição física, campanha do time. Se sim, insistiria, vamos até o final. Se não, é melhor parar. Aqui escreve uma pessoa que acompanhou sua entrada na Liga, seus primeiros jogos, os arremessos perdidos contra o Utah nos Playoff’s (as famosas airballs). Me lembro da lendária narração de Chick Hearn: “You see the move by the kid? That’s Kooobe”, quando Bryant deu uma enterrada espetacular contra o Clippers, ainda novato.
Se nada melhorar, uma aposentadoria em época de All-Star Game geraria uma série de homenagens maravilhosas. E não encararia isso como desistência e sim aceitação. A hora chega para todos.
E você, o que acha? Concorda com as opiniões das entrevistas? Como você vê a situação de Kobe? Comente!