
23 de Fevereiro de 2016 postado por Renato Campos
Com a aposentadoria de Kobe Bryant anunciada para final desta temporada, o Lakers vai perder o seu maior jogador das últimas décadas.
Quando teve sucesso, o Lakers sempre teve em seu elenco jogadores super estrelas como Kobe, mas a não ser que aconteça algo extraordinário, pelo visto a próxima temporada poderemos pela primeira vez não ter um jogador do calibre do Black Mamba. E é aí que a figura de Phil Jackson aparece em nossa memória.
Se Jackson conseguiu moldar Jordan a ser o jogador que foi, e logo depois fazer o mesmo com Kobe Bryant, talvez o Mestre Zen possa usar sua mágica com os jovens talentos que fazem parte do elenco de hoje.
O que fez de Phil Jackson um grande treinador, foi sua habilidade de extrair o melhor de cada indíviduo do seu time. Um bom exemplo foi o que aconteceu com Andrew Bynum. Quando Phil Jackson estava por perto, Bynum era um dos pivôs mais dominantes da liga, hoje mal se sabe o que Bynum está fazendo com sua vida.
Ron Artest foi eleito o melhor jogador defensor do ano sob a tutela de Jackson. Com sua saída ele se tornou o World Peace. É claro que outros fatores ajudaram a estes exemplos serem o que são hoje, mas sem dúvida Phil Jackson era um ponto muito importante para o sucesso de ambos.
Com Jackson por perto, tenho certeza que de ele vai tentar transformar Russell e Randle em uma dupla como fez com Shaq e Kobe, guardadas devidas proporções. E se a gente precisa de exemplos, com a saida de Shaq, anos depois Phil conseguir fazer o mesmo com Gasol e Kobe.
Phil Jackson no Lakers já na próxima temporada já é uma necessidade. Mas será que ele ainda consegue moldar um time de promessas em uma equipe campeã?