Depois de dois difíceis confrontos contra Portland Trail Blazers e Houston Rockets, o Los Angeles Lakers recebe hoje no Staples Center, pela terceira partida da temporada regular, um velho rival, o San Antonio Spurs. O time de Greg Popovich também já jogou duas vezes nessa temporada, tendo uma vitória (contra o Minnesota Timberwolves) e uma derrota (Blazers) no seu histórico. O Lakers, por sua vez, segue sem vencer.
Após o último jogo, com direito a confusão generalizada, troca de socos e expulsões, a equipe de Los Angeles viu dois de seus titulares, Rajon Rondo e Brandon Ingram, serem suspensos. O armador ficará três jogos fora, ao passo que o ala, quatro. Com isso, o Roxo e Dourado vem hoje com força reduzida, precisando encontrar novas soluções nas rotações. Nesse sentido, Kyle Kuzma, Lonzo Ball e Josh Hart devem ser importantes para suprir as ausências de Ingram e Rondo.
A boa notícia é que veremos mais Lonzo em quadra e com os titulares, situação essa que já devia estar começando a entrar nos planos de Luke. O garoto, que ainda está encontrando o ritmo após a lesão, fez uma bela apresentação no último confronto e, por mais incrível que pareça, foi nosso principal arremessador de longa distância, área em que o Lakers vem deixando a desejar (teve apenas 24,19% de aproveitamento nos dois primeiros jogos, chutando 15/62). Torcemos para que nosso armador mantenha o alto aproveitamento, reencontre seu ritmo e continue a contribuir em vários quesitos, ajudando tanto defensiva quanto ofensivamente.
Para suprir a ausência de Ingram, Luke deve aumentar os minutos de alguns jogadores e, entre eles, o de Kyle Kuzma. Aliás, o segundo-anista ainda não encontrou seu ritmo. Nos dois primeiros embates do ano, Kuzma teve um aproveitamento de 35,71% dos arremessos de quadra (10/28) sendo que sua eficiência de longa distância também diminuiu drasticamente (apenas 16,6% com 2/12). Além disso, parece também que a defesa de perímetro do jogador também caiu de qualidade, o que pode ser preocupante para o estilo defensivo que a comissão técnica tem intenção de impor.
Uma outra opção para a rotação pode ser Josh Hart. O garoto, que normalmente é substituto imediato de Kentavious Caldwell-Pope, pode pintar como uma adaptação para a posição de Ingram, já que é muito versátil, adiciona uma possibilidade de conduzir a armação e tem feito boas partidas, sendo um jogador muito importante tanto na defesa quanto no ataque, contribuindo ainda com os rebotes.
Tudo isso é mais do que normal. Os jogadores estão tentando encontrar seus espaços na quadra, se entender, lidar com a pressão de ter o melhor jogador da liga na atualidade em seu time e etc. O que nós esperamos é somente que a evolução continue. Do primeiro para o segundo jogo, o Lakers apresentou uma clara melhora no entrosamento. Sim, ainda precisamos melhorar o aproveitamento dos lances livres e das bolas de longa distância e pegar mais rebotes (principalmente porque nossa maior arma é o jogo em transição), mas dentro do garrafão, em termos de ponto, o LAL tem produzido muito (dos 234 pontos marcados pelo Lakers até agora nessa temporada, 138 foram na área pintada, o que equivale a 58,97% dos pontos). Apesar dessas fraquezas, brigamos em pé de igualdade com duas equipes de playoffs até agora, e vamos enfrentar uma terceira hoje a noite.
O Spurs, por sua vez, vem com força total. Dentro do garrafão é que se espera que o Lakers encontre a maior dificuldade na partida. LaMarcus Aldridge e Pau Gasol, nosso velho conhecido, são dois pivôs experientes e com qualidade que podem dificultar nossa atuação nas rotações menores. Aliás, essa tem sido uma dificuldade já que JaVale McGee é o único pivô de ofício nas nossas rotações. Além disso, devemos também nos atentar a DeMar DeRozan que sempre é uma ameaça, principalmente na meia distância.
A bola sobe às 23h:30, horário de Brasília.
Lesões
Lakers: Moritz Wagner (joelho - fora).
Spurs: Derrick White (tornozelo – fora), Dejounte Murray (joelho – fora), Lonnie Walker (joelho - fora).
Pré–Jogo
Arena: Staples Center, Los Angeles
Horário: 23h30
Transmissão: NBA League Pass; SporTV2
Quintetos
Lakers: McGee, Kuzma, James, Caldwell-Pope e Ball
Spurs: Poetl, Aldridge, Gay, DeRozan, Forbes.