LaVar Ball, pai de Lonzo Ball, criou diversas polêmicas e você acompanhou elas aqui no Lakers Brasil, afinal, uma delas foi quando ele declarou, bem antes da loteria do Draft, que seu filho jogaria no Lakers. Com esta previsão bem próxima de ser confirmada, afinal, Lonzo está no momento cotado para ser a segunda escolha no Draft, posição onde se encontra o Lakers, muito se especulou sobre como LaVar poderia ser um problema para qualquer equipe que escolhesse Lonzo.
O tema “a influência de LaVar Ball” e “LaVar Ball pode ser um problema” sempre circulou à volta de Lonzo. Ter um pai “problema e polêmico” poderia fazer alguns times pensarem duas vezes antes de selecionar Lonzo no Draft, mas, de acordo com o treinador de UCLA, Steve Alford, LaVar nunca foi um problema enquanto seu filho atuou pelo time da Universidade.
Questionado pela reportagem do Los Angeles Times sobre algum tipo de influência que LaVar poderia ter exercido nos Bruins de UCLA a respeito de decisões de basquete, o treinador Alford tratou de tranquilizar qualquer time que tenha dúvidas sobre o assunto.
LaVar Ball ficava acompanhando o time ou próximo demais? “Zero”, disse Alford, sobre o número de vezes que isto poderia ter acontecido. Ele ia aos treinos? “Nunca esteve nos treinos”, disse Steve. “Nunca foi aos treinos; nunca me ligou”. Mas, em alguma oportunidade ele teria tentado se envolver no trabalho técnico? “Nunca”, reiterou Alford.
O analista Dick Vitale da ESPN também conversou com Steve, que declarou que Lonzo para o Lakers seria um “super fit”, ou seja, se encaixaria perfeitamente no time, praticamente uma necessidade, além de também ressaltar que LaVar não foi nenhum problema para o seu trabalho.
Diversos membros da cúpula do Lakers, incluindo o novo presidente de operações de basquete, Earvin “Magic” Johnson, acreditam que LaVar não teria qualquer tipo de influência sobre os assuntos relacionados ao basquete e comando técnico do Lakers.