O New York Knicks deixou a NBA em choque ao colocar o jovem Kristaps Porzingis no mercado de trocas. O letão, de apenas 21 anos, é uma das estrelas em ascensão da liga após duas temporadas de muito sucesso.
Phil Jackson, presidente da franquia nova-iorquina, não teria gostado das atitudes do ala-pivô ao final da última temporada. Porzingis não compareceu à "entrevista de saída", uma reunião que a maioria das franquias faz com seus jogadores, individualmente, para avaliar seus resultados na temporada que se encerrou e as perspectivas para a próxima campanha.
Com isso, o Knicks passou a buscar negócios envolvendo o jovem atleta, e o objetivo é uma escolha alta no Draft de hoje à noite, para tentar selecionar o ala Josh Jackson. Dono da 2ª escolha, o Lakers é um dos times com os quais o Knicks fez contato, segundo a réporter Ramona Shelbourne, da ESPN. Dos times do topo do Draft, quem está mais participativo nas conversas é o Phoenix Suns, dono da 4ª escolha, mas o Suns reluta em incluir o ala-armador Devin Booker no negócio. O Knicks estaria pedindo uma escolha de loteria e um jogador com nível para ser titular como retorno por Porzingis.
É difícil imaginar quem daria ao Knicks uma escolha tão alta e um atleta com este nível. Por isso, não é de se descartar uma troca envolvendo uma terceira franquia, talvez como destino para o ala Carmelo Anthony, por exemplo, que o Knicks também deseja negociar.
Com tantos nomes bons disponíveis, devemos ter um dia repleto de especulações e um Draft tenso, e o Lakers está em uma excelente posição para fazer bons negócios com sua escolha, se assim desejar.