Finalmente chegou! O Lakers Brasil está de volta, assim como a NBA, e agora é pra valer. Preste atenção porque começaremos com novidades: todo domingo, a equipe do Lakers Brasil vai elencar pontos que acreditamos serem importantes para que o Lakers tenha os melhores resultados na semana, e depois queremos saber sua opinião sobre isso e, quais são os pontos que você acredita que merecem atenção. Vamos começar?
Essa semana, teremos três pontos, e o título deixa claro quais são: defesa, ataque e defesa.
Foco na defesa
Nos primeiros treinos da pre-season toda a equipe do Lakers fez questão de deixar claro que os treinos eram basicamente sobre defesa. Apesar disso, nos jogos, esse ponto foi o mais crítico para o time. Os jogadores precisam prestar mais atenção no Weak Side (o lado fraco, ou então, lado oposto ao da bola). O jogo atual da NBA é de muita movimentação, trocas, e bloqueios sem a bola. Assim, os jogadores precisam confiar uns nos outros devendo tomar uma posição defensiva que proteja o lado oposto ao da bola, e também, que possibilite ajuda caso haja falha na marcação. O que tem acontecido, até então, é que, a cada vez que a bola se movimenta, todos os jogadores do time se movimentam junto, deixando o lado oposto totalmente desprotegido. Aliás, o Denver Nuggets jogou duas vezes contra o Lakers na pre-season, somando um total de 29 bolas de três feitas em 63 tentadas, um aproveitamento de 44% permitido pelo Lakers. A maioria dessas bolas foi sem contestação, e no Weak Side.
Ataque meia-quadra
A proposta do Lakers é um ataque de transição. Sair na transição, contudo, pode ser difícil, já que o time pode depender da defesa para isso (o que até agora não tem dado certo). O que os garotos do LAL precisam, então, é identificar que, quando a transição não é possível, o ataque não deve ser rápido. Não estamos falando do 7 seconds or less do coach Mike D’Antoni que os torcedores do Lakers, infelizmente, conhecem tão bem. Nem de passes extravagantes para um arremesso rápido e mal posicionado forçando uma transição. Estamos falando de movimentar a bola até que o homem nas melhores condições arremesse. Lembra da bola trocando de lado até encontrar o homem livre no Weak Side, que falamos no parágrafo anterior? Então, na meia quadra, deve ser a nossa vez de castigar os times fazendo isso.
Depois de defender, e atacar, o que resta? Bom, defender de novo. Como já tratamos da defesa de meia quadra, falaremos da defesa de transição. Nesse sentido, o balanço defensivo é importante. Nessa área, olho no Lonzo Ball, já que ele é um armador que gosta de atacar o quadro ofensivo. Caso nosso número 2 não consiga o rebote, o balanço pode ficar prejudicado e a transição para o outro time pode ser uma saída fácil. Além disso, também são importantes a limitação dos Turnovers (foram 27 na última partida contra o Clippers), bem como uma eficiência maior nos rebotes ofensivos. Nesse último quesito (transição defensiva) o Lakers foi mediano nos jogos da pre-season.
Bom, esses são os pontos que escolhemos essa primeira semana. Nada como um básico: Defesa, ataque e defesa, para começar a temporada. E aí, o que acham? Na opinião de vocês, quais são os pontos que o Lakers deve focar nessa primeira semana? Queremos saber!