Espalhe!
  • Bate Papo 0
    Ricardo Romanelli

    11 de Outubro de 2018 por Ricardo Romanelli

    Faleceu ontem Fred "Tex" Winter, assistente técnico da equipe de Phil Jackson durante a primeira passagem do treinador pelo Lakers, entre 1999 e 2004, período que compreendeu o tricampeonato de 2000 a 2002. Winter já havia trabalhado com Phil Jackson no Chicago Bulls, nos anos 90, quando venceram seis títulos com Michael Jordan. No Lakers, ele foi ainda consultor do time do Lakers que foi campeão da temporada 2008-09.

    Ele era a grande mente tática por trás do triângulo ofensivo, esquema de jogo empregado nos times de Phil Jackson que fez do treinador o técnico mais vencedor da história da NBA, com onze títulos (seis com o Bulls, cinco com o Lakers).

    Winter começou sua carreira como assistente técnico de Jack Gardner, na universidade de Kansas State, em 1947. Na sequência, ele foi contratado para ser o técnico de Marquette, onde foi o mais jovem treinador universitário da época, aos 30 anos de idade. Depois ele voltou a Kansas State como treinador principal durante quinze anos, chegando a dois Final Four em seis idas ao torneio da NCAA.

    Em 1962, ele publicou o livro "The Triple-Post Offense", que estabelecia as bases para o sistema ofensivo de três postes, mais popularmente conhecido como triângulo ofensivo. Em 1971, passou pelo Houston Rockets, onde ficou como assistente por duas temporadas. Em 1985, quando ele já pensava em se aposentar, foi convencido por Jerry Krause a se juntar a comissão técnica do Chicago Bulls, onde sua vida mudaria para sempre. Ele se tornou homem de confiança de Phil Jackson, que assumiu o time em 1989 após também ser assistente. Eles guiaram o Bulls de Michael Jordan a seis títulos da NBA, divididos em dois tricampeonatos: de 1991 a 93, e de 1996 a 98. 


    Em 1999, acompanhou Phil Jackson na ida para o Lakers, onde mais uma vez implementaram o triângulo ofensivo a um time que tinha dificuldade de vencer, apesar do grande talento presente no elenco que tinha como principais peças o pivô Shaquille O'neal e o ala-armador Kobe Bryant. Mais uma vez, venceram um tricampeonato, entre 2000 e 2002. Winter deixou o Lakers em 2004, junto com o treinador principal.

    Quando Jackson voltou ao Lakers, um ano depois, Winter não retornou ao banco devido a sua idade avançada. Ele atuou como consultor da comissão técnica até 2009, ano em que o Lakers foi campeão sobre o Orlando Magic e também em que ele sofreu um derrame e não teve mais condições de seguir trabalhando. Ele viveu os últimos anos de sua vida em Manhattan, Kansas, com sua esposa e um de seus três filhos. 

    Winter foi uma mente brilhante do basquete, que sistematizou e aperfeiçoou uma das táticas ofensivas mais bem sucedidas da história do jogo e cujos princípios estão presentes até hoje em muitos sistemas ao redor da NBA e do mundo. Deixa um legado que poucos alcançam. Foi peça essencial para a conquista dos cinco títulos do Lakers com Phil Jackson no comando, mesmo que nos dois últimos já não fosse assistente técnico. Deixamos a ele nosso muito obrigado e desejos de que descanse em paz.

    Abaixo, uma coletânea de fotos e frases que alguns atletas e técnicos que trabalharam com ele deixaram por ocasião de sua morte:

    "Em nome de toda a organização do Lakers, gostaria de expressas nossa tristeza com a morte de Tex Winter. Ele ajudou a nos liderar a quatro títulos da NBA e foi um mentor de muitos de nossos atletas e técnicos. Além de suas numerosas contribuições para o basquete, Tex era uma pessoa maravilhosa e sua falta será carinhosamente sentida." - Jeanie Buss.


    "Discutíamos bastante, ele era um mestre do triângulo. Eu gostava de sair do triângulo de vez em quando, mas ele passava a mensagem de que funcionava e então assistíamos filme para que ele me convencesse que às vezes eu não precisava ser Shaq, o dominante, para vencermos. Eu podia ser o chamariz para fazer os outros se envolverem. É o sistema perfeito, definitivamente pode ser usado hoje. Já vi o Warriors usar algumas vezes, em algumas formas. Uma das maiores armas ofensivas já criadas." - Shaquille O'neal.

    Resultado de imagem para tex winter shaq

    "Aprendi muito com o técnico Winter. Ele foi um pioneiro e verdadeiro estudante do jogo. Seu sistema do triângulo foi uma parte gigante de nossos seis títulos com o Bulls. Ele era um trabalhador incansável. Tex sempre focou nos detalhes e preparação, era um grande professor. Tive sorte de jogar para ele. Meus sentimentos para sua família." - Michael Jordan.

    Resultado de imagem para tex winter jordan

    "Ele era um gênio em todos os sentidos da palavra. Meu mentor. Eu sentava com Tex e assistia cada minuto de todos os jogos durante nossa primeira temporada juntos. Ele me ensinou como estudar cada detalhe." - Kobe Bryant.


    "Tex sempre tentava me envolver no jogo, amo ele. Estava falando com Steve Kerr sobre isso também, sobre como caras como nós devemos nossas carreiras a pessoas como Tex, que ensinam o jogo. Ele viveu uma vida incrível e sua falta será sentida. Sou grato por ter passado algum tempo com ele e ter aprendido com ele. Era uma pessoa incrível." - Luke Walton.

    Resultado de imagem para tex winter

    "O que ele fez por mim e o caminho que ele me deu em Chicago com Phil Jackson mudou minha vida. Aprendi muito sobre basquete com ele. Ron Adams (assistente do Warriors) diz que Tex sabia mais sobre a história e os fundamentos do basquete do que qualquer um que ele já tenha conhecido. Tive sorte de jogar para ele e aprender com ele. Muito do que faço com o Warriors é inspirado em coisas que aprendi com ele." - Steve Kerr.

    Resultado de imagem para tex winter

    "É difícil dizer que tenha algum outro assistente técnico profissional com o nível de impacto de Tex Winter, e além do profissional, a nível pessoal, um grande ser humano. Então apesar de ter vivido uma vida longa e plena, mesmo assim sua falta será sentida." - Derek Fisher.

    Fala aí!