Todos sabem que um dos jogadores mais letais da NBA atual é conhecido pelo nome de James Harden, ou então, “Barba”. Também é de conhecimento de geral que, em razão dos desfalques, o Los Angeles Lakers tem sido uma das piores defesas da Liga nas últimas semanas. Juntando esses dois fatores, a única conclusão possível é que o time Angelino terá uma parada dura pela frente hoje contra o Houston Rockets.
Depois de um começo bem ruim na temporada, o Rockets se recuperou e ocupa hoje a sexta posição da conferência Oeste. Tal recuperação se deve muito pelas atuações de Harden. O ala acionou o “modo MVP” e vem fazendo partidas absurdas. No último confronto do Rockets – uma derrota contra o Brooklyn Nets – o Barba anotou 58 pontos e chegou ao seu décimo oitavo jogo seguido com mais de 30 pontos, aumentando ainda mais a marca que antes pertencia à lenda do Lakers, Kobe Bryant (17 jogos). Aliás, vale lembrar que, apesar de terem se enfrentado duas vezes nessa temporada, o Roxo e Dourado ainda não conseguiu vencer o Rockets. Nas duas atuações Harden dominou o confronto e minou os jogadores do Lakers cavando suas famosas faltas. O maior desafio de hoje será, com certeza, encontrar uma forma de pará-lo ou, pelo menos, diminuir seu efeito.
O Lakers, por sua vez, vem no embalo de duas vitórias, sendo a última contra o Oklahoma City Thunder, um jogo que todos esperavam que os californianos perderiam. Durante essa sequência de vitórias, o destaque do Roxo e Dourado ficou por conta dos garotos, principalmente, com Lonzo Ball. O armador – que vem treinando finalizações com Rajon Rondo – esteve bem confiante nos últimos confrontos, arremessando mais do que 40% em ambos e dominando as ações ofensivas. Além dele, Kyle Kuzma também tem assumido a bronca e vem aparecendo bem durante as ausências de LeBron James e Rajon Rondo.
Outro que apresentou alguma melhora durante as últimas vitórias do Lakers foi Luke Walton. O técnico está sendo extremamente criticado esse ano, principalmente durante a ausência de James, e muitos consideram que o seu emprego está em risco, afirmando que esse seria o último ano do técnico novato no time Angelino. Apesar de todas as críticas, deve se observar que ele acertou algumas vezes nas vitórias contra o Chicago Bulls e Thunder. Ele soube mudar o time titular, deixar os jogadores que estavam bem em quadra e pedir bons tempos. Claro, isso não faz com que ele seja um bom técnico, os problemas sistemáticos do Lakers, tanto na defesa quanto no ataque, são evidentes. Contudo, lhe dá uma certa “sobrevida” aos olhos de Magic e Pelinka. Hoje, com o ataque poderoso do Rockets, vamos ver como o plano de jogo vai ser desenhado por Walton e se vai ser suficiente.
A bola sobe às 23:30 e tem transmissão tanto do NBA League Pass quanto da ESPN.
Pré–Jogo
Arena: Toyota Center, Houston
Horário: 23h:30
Transmissão: NBA League Pass; ESPN
Os Quintetos
Lakers: Chandler, Kuzma, Ingram, Caldwell-Pope e Ball
Houston: Clark, Tucker, Gordon, Rivers. e Harden
Lesões
Lakers:
Rajon Rondo: o armador já foi liberado para treinos com contato e está viajando com o time, contudo, provavelmente não será utilizado ainda.
LeBron James: a estrela continua fora em razão da lesão na virilha mas está cada vez mais próximo de um retorno. Seu estado está listado como “dia-a-dia”.
Rockets:
Eric Gordon: o ala está com uma pequena lesão no joelho, contudo, está marcado como “provável” para o confronto de hoje.
Chris Paul: o armador está machucado ainda mas deve voltar na próxima semana .