Quando tudo parecia se encaminhar por um melhor caminho na reta final da temporada, o Lakers resolveu mostrar que nada nesta campanha é fácil, e perdeu para o New Orleans Pelicans em jogo onde a vitória era obrigatória.
Com os problemas de sempre na defesa e erros na rotação, a derrota frustrante fez com que LeBron James disparasse críticas a seus companheiros de time:
“Como você vai saber o que está em jogo se você nunca esteve lá? É meio que uma linha tênue quando você fala sobre isso, porque você nunca esteve lá ou não sabe o que é necessário para alcançar algo assim, e às vezes você tem medo de ficar numa situação desconfortável. Então você precisa estar confortável estando desconfortável, ter esse sentido de necessidade e urgência, e não ter medo de falhar e ter sucesso. Temos o que? Vinte e três jogos faltando, vamos ver o que acontece.” – LeBron James.
A crítica, claramente direcionada ao núcleo jovem do time, é no mínimo injusta. Brandon Ingram, Kyle Kuzma, Josh Hart e Lonzo Ball, quando saudável, são atletas que vêm contribuindo com a rotação, mesmo sabendo-se que são jovens atletas ainda de formação incompleta. Quem deixa a desejar são os veteranos que não rendem o esperado dentro de quadra, além da comissão técnica, que não consegue encontrar as rotações necessárias para maximizar o potencial do time.
Diante deste cenário, o Lakers continua na estrada e visita o Memphis Grizzlies, mais um time completamente desinteressado na temporada da NBA. Após trocar Marc Gasol, possivelmente o maior jogador da história da franquia, o Grizzlies abraçou de vez o tank, especialmente com a lesão que vem mantendo o ótimo calouro Jaren Jackson Jr. fora de combate. O time vem atuando com rotações que incluem jogadores que até outro dia estavam fora da liga, como o brasileiro Bruno Caboclo, que foi contratado até o final de 2019-20, além de vários atletas de menor expressão. A cabeça do Grizzlies claramente está no Draft de 2019 e no processo de reconstrução que vem pela frente. O time vem de quatro derrotas consecutivas e venceu apenas três das últimas dez, e ocupa o penúltimo lugar do Oeste, na frente apenas do Memphis Grizzlies.
O Lakers deve manter a formação inicial dos últimos jogos, mas a comissão técnica precisa pensar novas formas de melhorar o rendimento defensivo da equipe. A maneira como as declarações de LeBron vão impactar o vestiário também é algo a ser monitorado nesta noite.
Pré-Jogo
Arena: FeDex Forum
Horário: 22h00
Transmissão: NBA League Pass
Lesões
Lakers: Lonzo Ball (tornozelo – fora), Mike Muscala (tornozelo – dúvida)
Grizzlies: Kyle Anderson (ombro – fora), Jaren Jackson Jr. (coxa – fora), Dillon Brooks (dedão – fora), Mike Conley Jr. (dores no joelho – provável).
Quintetos
Lakers: McGee, Kuzma, Ingram, Bullock, James
Grizzlies: Rabb, Caboclo, Holiday, Bradley, Conley Jr.