
11 de Julho de 2019 postado por Renato Campos
Quando DeMarcus Cousins surpreendeu o mundo da NBA concordando em assinar com os Golden State Warriors, eles foram rapidamente coroados os futuros campeões de 2019.
Cousins ainda não estava perto de voltar para a quadra, pois ainda estava se recuperando de uma ruptura no tendão de Aquiles, mas uma formação que também incluía Stephen Curry, Kevin Durant, Draymond Green e Klay Thompson, era vista como uma impressionante coleção de talentos.
Fazer parte de uma corrida pelo campeonato era esperado para restabelecer o valor de Cousins e colocá-lo para assinar um contrato lucrativo em 2019 NBA Free Agency. É claro que os planos mais bem-sucedidos acabaram ficando no esquecimento.
Cousins novamente se contundiu durante os playoffs e lutou para retornar nas finais da NBA. Houve um mero interesse quando a agência livre começou, e o jogador de 28 anos assinou outro contrato de um ano, desta vez com o Los Angeles Lakers.
Ao fazer isso, Cousins se reuniu com Anthony Davis e Rajon Rondo. Os três jogaram juntos no New Orleans Pelicans, e Davis expressou sua decepção quando seu tempo como companheiros de equipe chegou ao fim no verão passado.
Foram esses relacionamentos anteriores que ajudaram a levar Cousins aos Lakers. “Obviamente, eu tinha dois caras com falaram muito no meu ouvido; Rajon e A.D ”, disse Cousins em sua primeira entrevista desde a assinatura.
“Eles realmente me pressionam para tomar uma decisão de vir aqui e se juntar novamente. Eu e [Davis] conversamos sobre isso várias vezes, sendo colegas de equipe novamente. Nós nunca quisemos que isso acabasse, mas tudo acontece por um motivo. ”
Os esforços de Rondo e Davis foram acompanhados por LeBron James, também fazendo seu próprio tipo de recrutamento. “Eles meio que limparam o ar para mim e me ajudaram a entender. A equipe técnica e a gerência também colocam as coisas à vontade para mim ”, explicou Cousins.
“Depois disso, foi uma decisão fácil. A mensagem de todos era a mesma. Estamos todos aqui nesta temporada para competir por um campeonato. Acho que todos podemos concordar com isso. Dito isto, foi uma decisão fácil. ”
Começando com a renúncia abrupta de Magic Johnson em abril e continuando com uma busca de coaching que assumiu várias reviravoltas, o Lakers sofreu meses de críticas públicas. No entanto, essa não era a base das perguntas que Cousins tinha para Davis, James e Rondo.
"Eu não diria necessariamente que foram preocupações, foi mais incerteza. Obviamente, esta é uma situação em que nunca estive, não conheci ou tenho relacionamento com muitas pessoas aqui. Era apenas aquela área cinza de não saber."
“Eu fiz muitas perguntas, procurei entender essas questões e, assim que ganhei, consegui seguir em frente e tomar uma decisão.”
Quando saudável, o seis vezes All-Star é considerado um dos principais centros da liga. Mas tendo sofrido duas lesões graves no ano passado, há dúvidas se Cousins pode atingir seu nível anterior de jogo.
“Me parece normal para mim. Eu sinto que tenho tentado mostrar e provar minha carreira toda. Sinto que faço melhor sob pressão. Quando as probabilidades estão contra mim, sinto que sai o melhor de mim."
O Lakers contará com o Cousins para se recuperar o domínio da NBA e retormar os caminhos das vitórias.