Espalhe!
  • Bate Papo 0
    Felipe Valente Bettega

    13 de Julho de 2020 por Felipe Valente Bettega

    A lesão foi significante e ocorreu no treino de domingo à noite, segundo Dave McMenamin e Malika Andrews, da ESPN. O veterano de 34 anos foi avaliado pela equipe médica que diagnosticou a fratura do polegar direito. De acordo com Mike Trudell, do Lakers.com, Rondo passará por cirurgia e terá o seu retorno completo às atividades do basquetebol estimado entre 6 e 8 semanas.

    O analista de lesões Jeff Stotts, do Rotowire, nos lembra como as lesões de mão e punho têm assombrado o jogador. Ele já sofreu fraturas do 5º metacarpo esquerdo e do 3º metacarpo direito. Além de uma fratura por avulsão no dedo anelar direito e a atual mencionada fratura do polegar direito. Apesar dessas citadas terem sido as principais, um levantamento mais profundo mostra um histórico assustador. Desde a temporada 2010-11, Rondo lesionou a mão/punho um total de 13 vezes diferentes (sendo 11 à direita e 2 à esquerda). Uma soma de 55 jogos já foi perdida (sem contar o tempo que ele ficará fora agora).

    Parece um golpe duro para o Roxo e Dourado que já havia perdido o seu armador titular, Avery Bradley. Mas analisando friamente o desempenho de Rondo, vemos que ele não estava apresentando o melhor basquetebol de sua carreira. Nesta temporada, o armador estava com médias de 7.1 pontos, 3 rebotes, 5 assistências e 0.8 roubo em 20.5 minutos pelo Los Angeles Lakers. Foram 48 jogos, dos quais ele começou em apenas 3. Essa média de assistências só não é mais baixa do que a de sua temporada de calouro. E o seu aproveitamento dos arremessos também não ajuda (41.8 FG% e 32.8 3P%).

    Se a recuperação ocorrer conforme o esperado, Rondo estaria saudável para jogar uma eventual série de Final da Conferência Oeste. As contratações recentes de J.R. Smith e Dion Waiters ganharam ainda mais importância. Mas como o estilo de jogo de ambos não é o ideal para a armação, quem deve ganhar a maior oportunidade é Alex Caruso.

    Já era esperado que o seu papel aumentasse com a perda do Bradley, mas agora é virtualmente garantido que ele terá muitos minutos em quadra, seja com a primeira ou a segunda unidade. Caruso teve dificuldades para liderar a armação Angelina sempre que lhe foi pedido nesta temporada. Portanto, será interessante ver como o treinador Frank Vogel irá montar a sua equipe.

    É importante ressaltar que o Lakers não pode contratar outro jogador para substituir Rondo, mesmo que ele seja cortado do elenco. Essa permissão só é concedida aos times que perdem jogadores que decidem deixar “a bolha” por razões pessoais, ou jogadores que se infectam com o vírus Covid-19. Não jogadores lesionados. Portanto, resta ao time Californiano encontrar a formação ideal enquanto aguarda o retorno do seu armador.

    Fala aí!