Os EUA foram tomados de assalto nesta semana por mais um caso de violência policial, dessa vez em Kenosha, Wisconsin. Jacob Blake, um afro-americano de 29 anos, foi atingido por sete disparos contra suas costas após abordagem policial. O homem foi alvejado em seu carro, acompanhado de seus filhos de 3, 5 e 8 anos de idade. Ele segue internado no hospital em estado grave, e deve ficar paraplégico caso se recupere.
O ocorrido ressuscitou tensões sociais que haviam atingido seu picos com a onda de protestos após a morte de George Floyd, no final de maio. Na época, os jogadores cogitaram não voltar às quadras para esta temporada, e aceitaram retornar após a NBA sancionar uma série de medidas garantindo que sua liberdade de protesto e expressão durante as competições seriam respeitadas. Com o novo incidente, entretanto, muitos atletas passaram a questionar a continuidade da competição. Eles querem voltar a suas casas para novamente liderar protestos clamando por justiça social e racial.
Neste contexto, o primeiro jogo marcado para esta quarta-feira deu o tom. O Milwaukee Bucks, time representante do estado de Wisconsin na NBA, se recusou a entrar em quadra para o jogo 5 de sua série contra o Orlando Magic. Mais cedo, já havia a notícia de que atletas de Toronto Raptors e Boston Celtics, que começariam sua série de segundo round amanhã, fariam o mesmo.
Com o boicote anunciado do Bucks, o Orlando Magic também aderiu, e logo a seguir atletas de Houston Rockets e Oklahoma City Thunder, que tinham jogo marcado para às 19h30, anunciaram a mesma intenção. Pouco tempo depois, os repórteres Shams Charania (The Athletic) e Adrian Wojnarowski (ESPN) anunciaram que os elencos de Los Angeles Lakers e Portland Trail Blazers também aderiram ao boicote, e com isso não teremos a partida originalmente marcada para a noite desta quarta-feira, 26 de agosto.
Segundo a NBA, os jogos deverão ser remarcados, mas ainda não há posição oficial da associação dos jogadores sobre a continuidade da temporada diante deste cenário, e com isso reuniões devem ocorrer ao longo da noite de hoje em Orlando.