Espalhe!
  • Bate Papo 0
    Carlos de Aquino

    14 de Setembro de 2020 por Carlos de Aquino

    Na última semana foi possível escutar com mais frequência que o normal: “playoffs é ajuste”. Raptors vs Celtics, Bucks vs Heat e Nuggets vs Clippers. Até sobre Houston Rockets recebeu elogios sobre os ajustes do seu small ball em relação ao duelo contra OKC, mas pouco ou quase nada foi falado sobre o Lakers e Frank Vogel.

    E o que um técnico precisa fazer para ser considerado um especialista em defesa e ser temido pelos ataques adversários? Ler a equipe adversária e fazer os ajustes necessários? Entender as peças que tem e colocá-las em quadra de forma que valorize o talento individual, sem perder força no coletivo? Ou, por exemplo... Amassar o forte ataque de um potencial candidato ao título, que tem em seu elenco um dos melhores jogadores ofensivos da liga?

    Bom, então temos que colocar Frank Vogel nesse patamar de treinador.

    Vogel falhou no primeiro jogo, isso não pode ser ignorado. Deu muitos minutos para McGee e Howard, e os Rockets tiraram muito proveito disso. Mas uma das maiores dádivas do ser humano é a humildade de reconhecer seu erro e corrigi-lo, e assim foi feito.

    Nos jogos seguintes Dwight Howard já não mais entrou em quadra, enquanto Javale McGee teve seus minutos reduzidos nos dois jogos seguintes até que também não entrasse mais em quadra.

    Consequentemente, Vogel encontrou no seu banco as melhores alternativas para substituir os pivôs. Markieff Morris (o melhor Morris), Kuzma, Rondo e Caruso tiveram seus momentos de destaque na série após os ajustes do treinador angelino. Uma defesa versátil, que aceita as trocas e não perde forma com isso, somada a um ataque tão rápido quando o do time texano, porém mais eficiente.

    Frank Paul Vogel teve o seu destaque nessa série e precisa ser valorizado. Agora, o desafio deve ser maior. Até terça-feira teremos a notícia dos nossos adversários na final de conferencia: Clippers ou Nuggets. Seja quem for, o jogo será diferente. Os pivôs voltarão à ativa, e novos ajustes deverão ser tomados no decorrer da série.

    Fala aí!